superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

Depois da bonita abertura da 14ª edição do Pan-americano de Enduro Equestre nessa quarta-feira (16) com o “Desfile das Nações”, amazonas e cavaleiros preparam suas montarias para a largada da prova que acontece na sexta-feira, 18, a partir das 06h15.

A cerimônia de abertura começou com apresentações especiais equipe de volteio da Fazenda Educadora Haras Endurance e da seleção brasileira de Volteio. Na sequencia um cavaleiro e a bandeira com a bandeira do Haras Albar adentrou a arena e uma apresentação da cavalaria da PM e sua banda Clarins adentrou a arena principal do Haras Albar. Depois 20 oficiais e juízes de Enduro apresentaram-se na arena e na sequencia começou o esperado desfile das nações: Chile, 6 integrantes, Colômbia, 1 integrante, Equador, 9 integrantes, EUA, 8 integrantes, México, 5 integrantes, e Uruguai, 8 integrantes, e finalmente do Brasil, 12 integrantes, ao som de Aquarela do Brasil entoada pela banda Del Chiaro.

cavaleiro harasalbar1607

Cavaleiro com a bandeira do Haras Albar na abertura do Pan Brasil 2025

Em um vídeo no grande telão da arena Ingmar De Vos, presidente da Federação Equestre Internacional (FEI), destacou a importância da competição e excelência das instalações no Haras Albar que ao longo dos anos recebeu grandes e bem-sucedidas competições. "Agora estamos alegres e contentes em ver o Haras Albar recebendo um evento continental", pontuou Ingmar de Vos. O presidente da FEI falou da importância da viabilização do Pan, agradecendo Constantino Scampini, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), à secretaria geral da CBH Tatiana Gutierrez, ao diretor de Enduro da CBH Marcelo Ulsenheimer e, é claro, ao anfitrião Carlos Augusto Amaral Paes de Barros, o Carlito, titular do Haras Albar. "Também quero estender meu reconhecimento a minha amiga Elizabeth van Schelle, juíza, steward e membro de Comitê de Enduro da FEI, pelo seu empenho desenvolvimento do esporte mundo afora junto aos atletas, equipes e oficiais (...). Desejo a todos um Campeonato seguro e inspirador!"

desfile1607

Equipes de sete países, oficiais e Cavalaria da PM atentos ao hino nacional

Após a execução do Hino Nacional, o anfitrião Carlito Paes de Barros também deu as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do trabalho de sua equipe e dirigentes em prol da realização do Pan-americano e, ao final, Constantino Scampini, presidente da CBH, agradeceu ao anfitrião, enaltaceu a importância do Pan que após 18 anos acontece pela segunda vez no Brasil e desejou boa sorte aos competidores.

A competição

Amazonas e cavaleiros, competindo em condições de igualdade, percorrem trilhas em meio a natureza para cumprir essa corrida de longa distância (120,5 km) realizada em etapas (anéis) com paradas obrigatórias para avaliações veterinárias. Vence a prova o primeiro conjunto (cavalo / cavaleiro) a cumprir a distância, depois de o cavalo ter sido aprovado no vet-check final.

Estarão em disputa os títulos individuais das categorias Adulto e Young Riders e de equipe na categoria Adulto. Amazonas e cavaleiros do Brasil competem nas duas categorias.
Na categoria Adultos Ana Carla Maciel / Piva Endurance, Antonio Marcelino Gomes Neto / Pasha Partout SBV, Felipe de Azevedo Morgulis / Gladiador SBV, José Caio Frisoni Vaz Guimarães / Stud Brasil Itajara, Juliana P. C. Moreira / Onix Endurance e, na reserva, Rodrigo Saliba / Charlton Rach. O Time Brasil Young Riders é composto pelos conjuntos: Diogo de Oliveira Martins / CP Latifa, Gustavo M. Ulsenheimer / RG Kamen, Jheniffer do Rocio Silva de Lara / RG El Cid, Lavinya Laçalvia Ferreira / Baruc do Triunfo, Sofia Engels / Miranda Rach e na reserva, João Vitor Bagarolli Rodrigues / Bellodalix SBV. Nesta quinta-feira, 17, acontece o vet-check e a escalação definitiva de todos os conjuntos

timebrasil enduro1607

Times Brasil de Enduro no desfile das Nações

 

Origens e o esporte no Brasil

Essa corrida de longa distância, dividida em duas categorias - velocidade livre (caso do Pan-americano) e velocidade controlada - é um dos sete esportes hípicos regulamentados pela Federação Equestre Internacional (FEI) desde 1983. Dois anos depois, a entidade reconheceu o Enduro Equestre como modalidade esportiva para competições internacionais, e em 1986 promoveu o 1º Campeonato Mundial na Itália.

Inspirado no “Pony Express”, o correio norte-americano a cavalo que atravessou o país entre 1860 e 1861, o esporte nasceu um século depois, e a primeira prova oficial aconteceu em 1955 com a realização da “Tevis Cup”, que impôs um percurso de 100 milhas (160 km) entre Lake Tahoe, no estado de Nevada, a Auburn, na Califórnia. A distância virou a distância máxima nas competições desde então.

No Brasil, a modalidade chegou na década de 1980, e a primeira prova oficial aconteceu em 1989 em Tremembé (SP), por iniciativa do criador de cavalos Homero Diacopulus. Em 1995 foi realizada a primeira prova de Velocidade Livre na distância de 160 km em Avaré (SP).

E nasce o Pan de Enduro Equestre

Com o sucesso dos Mundiais, inicialmente para atletas Senior e depois também para a categoria Young Riders, a FEI investiu no fomento do esporte em diferentes continentes, e foi nesse propósito que a entidade instituiu o Pan-americano em 1997. A competição acontece a cada dois anos.

A 1ª edição foi realizada em South of Bend, em Oregon, nos Estados Unidos e por duas vezes conjuntamente aos Jogos Pan-americanos como em Winnipeg, no Canadá, em 1999, e no Rio de Janeiro em 2007. Uma únca edição foi adiada, em 2021, em razão da pandemia da COVID.

Das 14 edições do Pan-americano de Enduro Equestre o Brasil só não participou em 2003, nos Estados Unidos.

As medalhas do Brasil no Pan de Enduro Equestre

A primeira medalha do país veio em 2005, na 5ª edição, em Pinconar, Argentina, quando a estreante equipe Young Riders foi ouro, além de prata e bronze individual, além de bronze por equipe do time Sênior.

Em 2007, o Brasil foi o anfitrião e nossos atletas deram um show nas trilhas da Fazenda Pau d’Aho, em Campinas (SP), ao conquistar ouro por equipe nas categorias Young Riders e Adulto, além de ouro e prata individual na Senior.

Outras medalhas foram conquistadas em todas as outras cinco edições do evento. Em 2013, no Uruguai, prata individual na categoria Young Rider. Em 2015, o Pan foi dividido entre dois países: na Argentina competiram os adultos, com o Brasil conquistando o ouro por equipe, enquanto o Chile recebeu os Young Riders, que conquistaram dois bronzes. Em 2017, no Uruguai, os Seniores conquistaram a prata por equipes e individual e os Young Riders, bronze por equipes. Em 2019, no Chile, o time Young Rider faturou o ouro e um bronze individual, a mesma medalha individual do time Adulto. Em 2023, também no Chile, os Young Rider conquistaram o ouro por equipe e bronze individual e no time Adulto um bronze individual.

No balanço geral, o Brasil soma 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze distribuídas entre os competidores Adultos e Young Riders, em conquistas por equipe e individuais.

Além do Pan, outros desafios

Se a sexta-feira, 18, é reservada para definição dos pódios do Pan, o final de semana continua com muita disputa nas trilhas. No sábado, 19, 53 duplas competem em um Concurso de Enduro Nacional (CEN), enquanto no domingo, 20, outros 44 conjuntos disputam o Open Haras Albar.

O evento é aberto ao público e o Haras Albar / Fazenda São Vicente está localizado na Estrada municipal Adelina Segantine Cerqueira Leite, 3000, no bairro chacara São Raphael, em Campinas (SP).

 

**
SERVIÇO
18 / 07 - 14º Pan-americano de Enduro Equestre, largada dos Sênior às 06h15 e dos Young Riders às 06h45
19 /07 - Concurso de Enduro Nacional (CEN)
20 /07 - Open Haras Albar

Patrocinadores:

logo rocha 35              logo btg blue 1     220624 IBR22MAI01 Logos V02 EcoCobre 

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv                pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.