Começa nesta sexta-feira, 29/8 e segue até domingo, 31/8, o Concurso de Paradestramento Internacional - CPEDI3*2*1* com boa participação de 26 conjuntos (cavalo x cavaleiro). O julgamento está a cargo do juiz olímpico Freddy Leyman, da Bélgica, ao lado de Adrienne Pot, EUA, e do brasileiro Arnaldo Conde Filho.
Entram no picadeiro 26 conjuntos em diferentes graus I a V (maior ao menor grau de comprometimento físico). A série 3* é válida como qualificativa para o Mundial de 2026, em Aachen, Alemanha, e conta com a ótima participação de 16 conjuntos. Claudia Pasquali, diretora de Paraequestre da CBH, está à frente da organização ao lado do time da CBH.
A Semana Paraequestre, na quarta-feira e quinta-feira, 27 e 28/8, contou com diversas atividades: cursos de treinadores de Paradestramento com Isabela do Valle no primeiro dia e no segundo, com Eros Spartialis e Paulo Quadros, além da avaliação física dos atletas em uma ação integrada do CPB e CBH, classificação e reclassificação funcional Internacional.
"Na avalição física do atletas teve novidade: o aparelho Force Frame que mede a amplitude de quadril. Fizemos uma ação integrada com participação da nossa equipe multidisciplinar recém-constituída: fisioterapeuta, educador físico, médico fisiatra, nutricionista e psicólogo. A ideia é constituir protocolos individuais das dores quando montam. Participaram da ação dois educadores físicos que são treinadores de atletas nossos e também equoterapeutas", explicou Claudiane.
No sábado, 30/8, a partir das 14h, acontece a 3ª e última fase do Curso de Lei de Incentivo ao Esporte, ministrado presencialmente por Ricardo Paolucci.