Entre 29 de setembro e 5 de outubro acontece mais um edição do Sul-americano da Juventude - FEI Americas Jumping Championship - que este ano tem lugar no Club Hipico Paraguayo, em Assunção, sede do hipismo nos Jogos Sul-americanos 2022. Trata-se do principal evento Internacional na América do Sul de fomento à nova geração do hipismo na modalidade Salto nas categorias de alto rendimento: Mirim (12 a 14 anos), disputado a 1.20/1.25m, Pré-junior (14 a 16 anos), a 1.30/135m, Junior (14 a 18 anos), 1.40/1.45m, e Under 25 (16 a 25 anos), 1.40/1.50m, e, em paralelo, acontece um Internacional Pré-mirim (11 a 13 anos), 1/1.15m.
Líder absoluto na estatística de conquistas há pelo menos duas décadas, os representantes da nova geração do hipismo brasileiro novamente vêm para competição com força total com uma delegação de mais de 60 pessoas, entre os quais 50 conjuntos (atleta e cavalo), ao lado do chefe, veterinário, chefes de equipe e missão e treinador das categorias de base. Além, é claro, dos familiares e respectivos treinadores e equipes de apoio particulares dos cavaleiros e amazonas.
Os cavalos que estão concentrados em Indaiatuba, na nova casa CBH, e na Sociedade Hípica Paranaense, saem - respectivamente em 21 e 22 setembro - rumo a Foz do Iguaçú, local de descanso e desembaraço na fronteira. São seis os caminhões levando os cavalos e ainda um micro-ônibus para os cuidadores dos animais que não estão viajando nos caminhões.
"O evento terá mais de 200 conjuntos de oito países e a nossa expectativa é de mais uma vez trazer grandes resultados para o Brasil. Ao mesmo tempo, o Sul-americano, assim como todo processo seletivo, prepara os nossos atletas para competições do mais alto rendimento, além de fortalecer o espírito de equipe e fair play", destaca Constantino Scampini, presidente da CBH no ciclo até Los Angeles 2028 e que a competição como chefe de missão há muitos anos. O renomado treinador Caio Sérgio de Carvalho, ex-cavaleiro olímpico e coordenador das categorias de base ao lado de uma comissão de profissionais, é o chefe de equipe, Rogério Saito, veterinário oficial do Time Brasil, também acompanha a delegação.