Em 2009, a Federação Equestre Internacional (FEI) criou uma premiação especial FEI Awards para destacar homens, mulheres, jovens e organizações que contribuem de forma extraordinária para o progresso e a excelência do esporte equestre, nas competições e bastidores. Atualmente são quatro as categorias e os vencedores são definidos em votação popular.
1. Peden Bloodstock FEI Best Athlete - melhor atleta - Homenagem ao atleta que, ao longo do último ano, demonstrou habilidade excepcional e elevou o esporte a um novo patamar.
2. Longines FEI Rising Star - estrela em ascensão - Destinado a jovens de 14 a 21 anos que demonstrem talento esportivo excepcional e comprometimento com o esporte.
3. Cavalor FEI Best Groom - melhor tratador - Homenagem ao herói dos bastidores que garante que os cavalos sob seus cuidados recebam o melhor tratamento possível.
4. FEI Inspire - inspiração - Destinado a quem persegue seu sonho equestre de forma inspiradora, tornando-se um exemplo de que tudo é possível e de que, mesmo diante dos desafios, nunca se deve deixar de acreditar nos próprios sonhos.
Agora em 2025, Oona Ferola, a tratadora finlandesa, que integrou o Time Brasil e trabalha para o cavaleiro olímpico brasileiro Yuri Mansur, foi indicada ao Cavalor FEI Best Groom - melhor tratadora.
A votação para o FEI Awards 2025 segue até 12/10. Acesse- clique aqui.
Sobre Oona Ferola
Oona Ferola cresceu com amor pelos animais e, embora não fosse de uma família ligada ao meio equestre, os cavalos rapidamente despertaram seu interesse. Quando tinha apenas oito anos, começou a ajudar seu vizinho com os cavalos dele e passava o máximo de tempo possível ao redor deles. Em seguida, começou a frequentar uma Escola de Equitação e, aos 14 anos, já tinha seus próprios cavalos, com os quais competia em provas de Salto e Hipismo Completo.
Todo cuidado de Oona Ferola com a égua Miss Blue Saint Blue Farm, integrante do Time Brasil em Paris 2024, que fez história no hipismo mundial. Somente em 2025, a dupla venceu o GP5* Rolex, 1.60m, em Roma, em 25/5, o GP5* Fontainebleau, 1.60m, em 25/4, foi 3ª colocada no GP5* Rolex, 1.60m, em s-Hertogenbosh, em 16/5. Em 2024, Yuri e Miss Blue venceu o GP5* de Hamburgo e em 2023 garantiu histórica vitória no GP Turkish Airlines no CHIO Aachen, na Alemanha.
Após terminar os estudos e cumprir o serviço militar, Oona decidiu ouvir sua voz interior e se entregar à sua paixão pelos cavalos. Ela entrou para um estábulo na Suíça por alguns anos, onde ganhou uma experiência valiosa com o trabalho nos estábulos, aprendeu o que significa ser groom (tratadora) de competição e teve a oportunidade de montar vários cavalos.
Quando seus caminhos se separaram, Oona recebeu uma proposta para trabalhar com o atleta de salto Yuri Mansur, e ela sabia que, se quisesse alcançar o mais alto nível em sua carreira, essa era a oportunidade perfeita. Há três anos, Oona cuida dos cavalos de Yuri como groom e ocupa uma posição de liderança nos estábulos. "Ela é 100% confiável, apaixonada pelo seu trabalho e pelos cavalos, sempre mantendo uma atitude positiva e amigável", destaca Yuri Mansur.
Thalita Olsen de Almeida, proprietária da craque olímpico Miss Blue que morreu precocemente em junho de 2024, também destaca as qualidades de Oona. "Gostaria de pedir a todos vocês que puderem que votem na Oona, a tratadora da nossa querida Miss Blue e integrante fundamental de toda a equipe do Yuri. A Oona é uma pessoa extremamente dedicada, com um amor genuíno pelos animais. Ela amou a Miss Blue como um verdadeiro membro da sua família. Essa vitória tem um significado enorme para ela. Foi uma das pessoas que mais sofreu com a partida da nossa rainha, e sem o seu cuidado e dedicação, nada disso teria sido possível. Vamos juntos apoiar e retribuir todo o carinho que ela sempre teve!", destaca Thalita em sua rede social.
A votação para o FEI Awards 2025 segue até 12/10. Para votar: clique aqui.
(Obs: A categoria é a 3ª: Cavalor FEI Best Groom (melhor tratador)
CBH com informações FEI