À exemplo de países da Europa, Oceania e América do Norte, o Brasil instituiu em 2009 competição de Adestramento para Pôneis, abrindo espaço para crianças começarem na modalidade
A primeira edição do Campeonato Brasileiro foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), em São Paulo (SP), durante o encerramento da temporada oficial de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, com os jovens campeões; foto: Ney Messi
A primeira Campeã Brasileira foi Luana Mayumi Tone, 9 anos, montando o garanhão Pingo. A vice-campeã foi Vitória Helenora M. Carvalho, também de 9 anos, montando Coca Cola. As duas amazonas representam a Escola de Equitação e o Pônei Clube do CHSA.
Luana Mayumi Tone montando o garanhão Pingo; fptp: Ricardo Monteiro
"O 1º Campeonato Brasileiro de Pôneis é sem dúvida um dos acontecimentos mais relevantes da nossa modalidade. Há anos, temos tentado incluir essa categoria nos eventos, porque sabemos a importância que os animais exercem na sociabilidade e educação das crianças", destacou o Cel. Salim Nigri, juiz internacional e diretor de Adestramento da CBH.
A vice-campeã Vitória Helenora M. Carvalho com Coca Cola; foto: Ricardo Monteiro
Representando a futura geração de atletas do esporte, Ricardo Smith de Oliveira Martins, de 3 anos, homenageou o Cel. Salim Nigri pelos muitos anos dedicados ao esporte.
Cel. Salim Nigri em homenagem ao lado Ricardo Smith de Oliveira Martins; foto: Ney Messi
A partir dos 2 anos as crianças já podem tomar contato com os pôneis em aulas mais voltadas à recreação. "Aos poucos elas vão se aprimorando e aprendem a montar com muita diversão. Depois, por volta dos 6 anos, acredito que Adestramento para os Pôneis pode abrir um novo e importante leque na formação dos jovens talentos. Espero que possamos contar com cada vez mais eventos para Pôneis e a participação de outras escolas", comentou Ana Claudia Crotti, diretora da Escola do CHSA.