O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na noite desta quinta-feira, 26 de novembro, os “Melhores Atletas do Ano” em 42 modalidades e que conquistaram o “Prêmio Brasil Olímpico” na temporada 2009. No hipismo, três atletas foram eleitos:
- Rodrigo Pessoa no Salto
- Luiza Tavares de Almeida no Adestramento
- Serguei Fofanoff, o Guega, no Concurso Completo de Equitação (CCE)
Esta é a 11ª edição do evento promovido e organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A festa de entrega do “Prêmio Brasil Olímpico” acontece no Maracanãzinho na noite de 21 de dezembro.
Rodrigo Pessoa
Único cavaleiro na história do esporte a conquistar os três títulos máximos do hipismo: Campeão Mundial, Olímpico e Tricampeão da Copa do Mundo de Salto, Rodrigo Pessoa, que mora na Bélgica, foi o vencedor do “Prêmio Brasil Olímpico” no Salto.
Rodrigo Pessoa em ação no Athina Onassis International Horse Show 2009; foto: Alexandre Vidal
Entre os muitos títulos que coleciona estão: Campeão Olímpico individual em Atenas (2004), Campeão Mundial (1998), Tricampeão da Copa do Mundo (1998/1999/2000), Bronze por equipes nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000), 2 vezes Vice Campeão da Copa do Mundo (2001 e 2003), Bicampeão do Spruce Meadows Masters, Campeão Pan Americano do Rio por equipes em 2007 e Medalha de Prata na mesma ocasião.
Em 2009, Rodrigo Pessoa voltou ao ranking “Top Ten” da Federação Equestre Internacional (FEI), posto que o cavaleiro já liderou em diversas temporadas.
Luiza Tavares Tavares de Almeida
A paulista Luiza Tavares de Almeida entrou para a história das Olimpíadas como a mais jovem amazona na história dos Jogos. Em Pequim 2008 tinha 16 anos.
Luiza competia desde a infância em provas de Salto e há 6 anos optou pelo Adestramento. Apaixonou-se pela modalidade. Em 2006 faturou suas primeiras conquistas com o cavalo Lusitano Samba terminando o ano como Campeã Brasileira Júnior.
Luiza e Samba: pré-qualificação para o Mundial 2010 e primeira latino-americana habilitada à Final da Copa do Mundo de Adestramento - edição 2010; foto: Ney Messi
Convocada uma semana antes do Pan do Rio 2007 para reserva da equipe brasileira de Adestramento, foi integrada à equipe principal às vésperas da competição. E o time fez bonito ao conquistar a medalha de Bronze depois de 24 anos de jejum.
No final de 2008, Luiza e Samba conquistaram o cobiçado título de Campeã Brasileira Sênior Top.
Com 5 índices conquistados em CDI3 – Concursos de Adestramento Internacionais na temporada 2009, Luiza foi a primeira amazona a se pré-qualificar para a equipe que representará o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais de 2010 em Kentucky, Estados Unidos.
No início de novembro o conjunto conquistou a vaga inédita para o Brasil na Final do FEI World Dressage Cup. A competição que reúne os melhores atletas do mundo da modalidade Adestramento contará pela primeira vez com um representante da América do Sul. A disputa acontece em março de 2010 em 's-Hertogenbosch, na Holanda.
Serguei Fofanoff
Sete vezes Campeão Brasileiro, inclusive em 2008 e 2009, o cavaleiro de Ribeirão Preto (SP) foi o vencedor do “Prêmio Brasil Olímpico” no Concurso Completo de Equitação.
Serguei "Guega" Fofanoff já havia sido premiado em 2000 junto com a equipe brasileira que nas Olimpíadas de Sidney conquistou a 6ª colocação, melhor resultado do Brasil nos Jogos. Guega também marcou presença nas Olimpíadas de Barcelona (1992) e Atlanta (1996).
Guega Fofanoff em percurso de cross country; foto: Marco Lagazzi/Cedida Abhir
Entre os muitos títulos de sua coleção, Guega ostenta, ainda, a Medalha de Ouro por Equipe nos Jogos Panamericanos de Mar del Plata, Argentina (1995) e de Prata em Winnipeg, Canadá (1999).
Guega fechou 2008 como melhor brasileiro e latino-americano no Ranking da FEI – Federação Equestre Internacional.