Um Concurso Internacional de Volteio (CVI) reuniu atletas de 8 países no fim de semana, 3 e 4/10, na elogiado picadeiro do Haras Larissa, em Monte Mor (SP). Brasil, Alemanha, República Tcheca e Rússia ocuparam o primeiro lugar do pódio nas disputas Individuais; mas por Equipe, só deu Brasil.
Equipe SHP1 do Brasil: Campeã da categoria 2*
Espécie de “ginástica olímpica” equestre, em que as acrobacias são feitas sobre o lombo do cavalo enquanto ele é mantido no galope, o Volteio reuniu 18 volteadores (amazona/cavaleiro) na disputa Individual e 8 times - 7 deles do Brasil - nas provas por Equipe.
As provas, divididas por grau de dificuldade – 1* e 2** - premiaram mulheres e homens separadamente.
Pódio do Internacional 1* - categoria junior
Maria Bondar, da Rússia, foi campeã da séria 1* com 7,329 pontos somados com vitória nos dois dias de competição. A volteadora russa montou o bretão Jadida El Chat da Arca e teve como “longeur” Fabian Guida.
Maria Bondar, da Rússia: Campeã Individual Feminina 1*
A vice-campeã, Maria Luiza Giugni somou 6,110 pontos contabilizados. Representante do Clube de Campo de São Paulo, na Capital, Maria Luiza apresentou-se com o Puro Sangue Lusitano Quatrilho Itapuã que foi conduzido por Eva Tavares Paes.
Malu Giugni conquistou o vice-campeonato feminino 1*
Com a 3ª colocação ficou Ana Hackett (6,058 pontos). A volteadora da Hípica Manége Alphaville montou o Brasileiro de Hipismo CS Grandioso e teve como “longeur” Priscila Botton.
Ana Hackett: 3ª colocada
Na disputa Masculina o campeão foi Leonardo Alckmin com 5,923 pontos. O atleta da Hípica Manége Alphaville, de Santana do Parnaíba (SP) montou o BH Guabi Mad Max e teve como “longeur” Natália Perroni.
Leonardo Alckmin foi o grande campeão da categoria Internacional 1*
Pódio do Internacional 2** - categoria sênior
Na série mais exigente o pódio foi da Alemanha. Em belas apresentações, Sarah Starck montando o BH Guabi Mad Max conduzido por Natália Perroni venceu as duas provas e faturou o título com a soma de 6,915 pontos.
A graciosa volteadora alemã Sarah Starck venceu o Internacional 2*
Representando o Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), de São Paulo (SP), Yasmin Altmann ficou com a faixa de vice-campeã com 6,473 pontos. A amazona montou Jemomu, animal conduzido por Eva Tavares Paes.
Yasmin Altman honrou o Brasil com a 2ª colocação
Com o mesmo animal, “longeur” e também representando o CHSA, Amandine Jamar ocupou o 3º lugar do pódio com 6,447 pontos.
Amandine Jamar obteve a 3ª colocação
Na ala Masculina, o atual Campeão Mundial da modalidade, Petr Eim confirmou o favoritismo e venceu com 7,635 pontos acumulados no 2º lugar da prova de sábado e o 1º do domingo. Representante da República Tcheca, PetrEim teve Izac Araújo como “longeur” e Luar das Cataratas (BH) como montaria.
Petr Eim, da República Tcheca: Campeão Individual Masculino 2*
O vice-campeão foi o alemão Daniel Kaiser (7,346 pontos), que no Mundial de Volteio de 2008 ficou com a 3ª colocação. Kaiser montou o BH Toledo Itapuã e contou com Eva Tavares Paes como “longeur”.
Daniel Kaiser: vice-campeão Individual 2*
O 3º posto do pódio masculino foi ocupado por Izac Araújo (6,289 pontos), do Clube de Campo de São Paulo que se apresentou sobre o lombo de Toledo Itapuã conduzido por Eva Paes.
Os times campeões
A Sociedade Hípica Paulista, tradicional reduto do esporte na Capital, venceu na disputa por Equipe nas duas categorias: 1* e 2** estrelas.
A campeã da 2** foi a equipe SHP1 (6,317 pontos) formada pelas volteadoras Stephanie Burgc, Beatriz Pinto, Marie Sophie Hirthfeldr, Mariana Alves, Valentina Croso, Maria Luiza Silveira e Willian dos Santos. O “longeur” Fabian Guida conduziu o BH Royal Marchand Pioneiro.
Com belas apresentações, a equipe SHP1 sagrou-se campeã no Internacional 2*
A faixa de vice-campeã 2** ficou com o time Amazonas P (6,209 pontos), do Clube Hípico de Santo Amaro com a “longeur” Thais Tavares Paes, e o 3º lugar com a equipe Charlie´s Angel (4,853 pontos) do Clube de Campo de São Paulo com a “longeur” Eva Tavares Paes.
A equipe Amazonas P garantiu o vice-campeonato
A equipe SHP2, do Brasil, se revezou no primeiro lugar do pódio com o time da Colômbia nos dois dias de prova da série 1*. Na soma dos pontos, no entanto, o time da “longeur” Flávia Themudo levou a melhor e o título com a soma de 6,258 pontos. A equipe SHP2 que se apresentou com MC Lázaro Joter (BH) é formada por Alessandra Facchina, Sophie Brockhausen, Clara Bresser, Manoela Marão, Marcela Lamastre, Luana Perego e Alexia Lung.
A Equipe SHP 2 conquistou o título no Internacional 1*
Montando o Lusitano Quatrilho Itapuã e tendo como “longeur” Thais T. Paes, o time da Colômbia faturou a faixa de vice-campeão com 6,255 pontos.
A Colômbia sagrou-se vice-campeã
Avalon, equipe do Clube de Campo de São Paulo, ficou em 3º lugar (5,597 pontos) em apresentação sobre o lombo de Toledo Itapuã conduzido por Izac Araújo.
O júri do Concurso de Volteio Internacional foi composto por Roland Boehlen (Suíça), Doranne Wilcox (Colômbia), Craig Coburn (Estados Unidos) e Elzbieta Dolinska (Polônia).
Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH, com os volteadores top Petr Eim e Daniel Kaiser
O evento que faz parte do calendário da Federação Equestre Internacional (FEI) teve organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH) e contou com o apoio do Haras Larissa.
Fotos: Ricardo Monteiro/Divulgação: encomendas: www.codhec.com.br
Fonte: Country Press com Rute Araujo e Carola May