A Federação Equestre Internacional (FEI) reconheceu as competições de Atrelagem esportiva em 1970, apesar das mesmas serem praticadas há mais de 20 anos nos países da Europa e América do Norte.
Nas competições oficiais FEI é realizado o Concurso Completo (Adestramento, Maratona e Maneabilidade) onde o conjunto é formado pelo condutor, cavalo (s) e groom (s). Vence quem perder menos pontos no total das 3 provas.
As provas também são separadas em categorias por idade e porte físico, isto é, separam-se os pôneis, com altura inferior a 1,49m dos cavalos acima de 1,49m, e cada um compete com uma velocidade diferente. Também se separa os cavalos novos de 3 a 5 anos dos demais.
São permitidas equipes com 1, 2 (parelha) e 4 cavalos ou pôneis atrelados a um veículo.
As três provas do Concurso Completo de Atrelagem
Adestramento: A prova é executada em uma pista de 100m x 40m demarcada com letras nas quatro laterais. O competidor deve cumprir uma seqüência de figuras obrigatórias onde devem ser feitas as passagens de passo para trote e galope, auto e recuo.
São julgadas a liberdade e regularidade dos andamentos, a facilidade e harmonia de movimentos, e a impulsão e correto posicionamento do(s) cavalo(s) nas transições e andamentos exigidos.
O conjunto é avaliado tanto técnica como na estética em sua apresentação. O condutor é julgado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral do conjunto.
Maratona: Prova em campo aberto, dinâmica, de grande extensão de percurso, no máximo com 18 quilômetros, com velocidades estipuladas para cada seção, isto é, uma prova de regularidade, dividida em 5 seções, onde são exigidos todos os andamentos: passo, trote e galope.
No percurso são incluídos obstáculos naturais como curvas fechadas, água e descidas de inclinação acentuada e obstáculos artificiais, com grau de dificuldade alto.
Leva-se em conta na avaliação a condição física dos cavalos, através de vet-checks, bem como o controle dos cavalos por parte do condutor.
Maneabilidade: Prova em pista de 120m x 70m, em que é feito um circuito com cones delimitando as passagens, os quais têm bolas na parte de cima, e obstáculos artificiais (água, ponte de madeira etc).
São 20 obstáculos no máximo, podendo ser de regularidade (com velocidade estipulada e tempo concedido) ou contra o tempo. Na de regularidade as velocidades praticadas são de 230 m/min para pôneis e 250 m/min para cavalos.
Fonte: Susana Reinhardt Cintra