O Brasil habilitou dois representantes na Final da Copa do Mundo de Salto em Genebra, Suíça, entre 14 e 18 de abril. A amazona gaúcha Karina Johannpeter montando Donna D foi a vencedora da Liga Sul-americana. A segunda vaga foi conquistada pelo paulista Yuri Mansur Guerios montando QH Ideal Hipos, vencedor da 6ª e última seletiva e que faturou a vaga com o 2º posto na soma dos pontos acumulados ao longo das seletivas.
Karina Johannpeter com Donna D: campeã da Liga Sul Americana 2009; foto: Alexandre Vidal
Yuri Mansur com QH Ideal: vice-campeão da Liga Sul Americana 2009; foto: Alexandre Vidal
Em atividade no Exterior, outro conjunto já qualificado para a Final é o o brasileiro Rodrigo Pessoa, tricampeão e maior vencedor na história da competição. Rodrigo está qualificado pela concorrida Liga do Oeste Europeu e vai competir montado Let´s Fly.
Rodrigo Pessoa com seu Let´s Fly no AOIHs 2010; foto: Alexandre Vidal
Confira os vencedores das seletivas da Liga Sul-americana 2009
1ª Seletiva
Realizada no dia 01 de maio durante o Concurso The Best Jump, na Sociedade Hípica Portoalegrense, em Porto Alegre (RS), a seletiva teve como campeão o carioca Stephan Barcha montando Krisnee du Defey.
2ª Seletiva
Realizada no dia 15 de maio durante o Concurso Sol de Mayo em Buenos Aires, Argentina, foi vencida pelo chileno Bernardo Naveillan montando Aquino.
3ª Seletiva
O Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP) foi palco no dia 4 de julho da vitória do paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando Rochefort JMen Sanol Dog Protécnica.
4ª seletiva
Vitória da amazona gaúcha Karina Johannpeter montando Donna D no GP do Indoor da Sociedade Hípica Paulista no dia 9 de outubro.
5ª Seletiva
Realizada no dia 8 de novembro no Haras El Capricho, Argentina, a penúltima seletiva revelou vencedor um representante do país anfitrião, Leandro Moshini montando Caballos Gama Zarello Z.
6ª Seletiva
A Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro (RJ, foi palco em 20 de novembro do GP Gerdau, última seletiva da Liga Sul-americana. O campeão foi o cavaleiro de São Paulo (SP) Yuri Mansur Guerios montando QH Ideal Hipos.
O que é Final da Copa do Mundo
Promovida pela Federação Equestre Internacional (FEI), a Final da Copa do Mundo é uma competição que anualmente reúne os melhores cavaleiros e cavalos. Criada em 1978, engloba os melhores competidores de 15 ligas em todos os continentes (3 européias, 2 norte-americanas, 1 canadense, 1 sul-americana, 1 mexicana, 1 sul-africana, 1 árabe, 2 do Pacífico, 1 japonesa, 2 asiáticas)
São aproximadamente 45 os cavaleiros que se qualificam para a Final. Normalmente, 20 vêm da Europa, 15 dos EUA, 5 do Canadá e demais 5 de outras partes do mundo. Até 2008, representantes do EUA levaram o maior número de títulos com um total de sete. O veterano austríaco Hugo Simon foi o primeiro cavaleiro a conquistar o tricampeonato, seguido pelo brasileiro Rodrigo Pessoa com Baloubet du Rouet (1998/1999/2000) e a norte-americana naturalizada alemã Meredith Michaels Beerbaum.
O tricampeão da Copa do Mundo Rodrigo Pessoa com Rufus, montaria com a qual conquistou o 5º posto na Final da Copa do Mundo 2009; foto: FEI / Kit Houghton
Rodrigo também ostenta mais dois vice-campeonatos em 2001/ 2003 e uma 3ª colocação, em 2002. O brasileiro ainda aparece em 4º com Special Envoy na Final de 1994 e, finalmente, em 2009, em 5º, montando Rufus. Na edição 2010, Rodrigo vai buscar o tetra montando Let´s Fly.
Este ano, a Final da Copa do Mundo de Salto vai se realizar entre 14 e 18 de abril em Genebra, Suíça.
Fotos de Alexandre Vidal/Divulgação e FEI / Kit Houghton