Depois de 9h17m19s, o atleta paulista terminou o percurso de 160 km e venceu o mais concorrido CEI3* - Campeonato de Enduro Internacional, categoria 3 estrelas, da temporada. Além do título de Campeão Brasileiro, André Vidiz conquistou a pré-qualificação para os Jogos Equestres Mundiais de 2010, nos Estados Unidos.
André Vidiz com Nuit Endurance: título máximo no Brasileiro de Enduro e pré-qualificação para os Jogos Equestres Mundiais de 2010
Realizado no sábado, 5, no Brasília Country Club no Distrito Federal, o evento que também contou com CEI 2* e 1* foi marcado pelo tempo chuvoso, trilhas lisas, alta umidade e muitas eliminações.
O pódio do Internacional 3 estrelas
O CEI 3* contou com participação de 20 conjuntos, mas apenas sete conseguiram terminar.
Montando Nuit Endurance, André Vidiz terminou a prova 1min31s na frente do segundo colocado Rafael Salvador montando Califa Tamm, conjunto estreante em provas nesta distância. Califa, aliás, faturou o título de “Best Condition” da competição.
Rafael Salvador montando Califa Tamm: vice-campeão Brasileiro de 2009
André Vidiz fez a média de 17min30s Km/h enquanto Rafael Salvador 17min25s Km/h. Considerada alta no Brasil para percursos de 160 km, esta média só foi superada nesta temporada no CEI3* de Avaré (SP) quando a média ficou na casa dos 18 km/h.
Equipe Endurance comemora a vitória de André Vidiz (à esquerda do animal)
Nuit Endurance e Vô Doidim – montaria de Karina Arroyo, 4ª colocada na prova – foram os dois primeiros animais de criação do Haras Endurance a fazer uma prova de 160 km no Brasil.
Maria Vitória Lins montando C. Chanrion, do Haras Paciência, do Rio de Janeiro, chegou em terceiro lugar ao terminar o percurso em 10h06min39s.
Completaram a prova Karina Camargo Arroyo/Vô Doidim em 4º lugar, Amarildo F. de Oliveira/Sag Moon Shado (11h40min17s) em 5º, Fernando Gonçalves Costa/RT Cely (12h13min06) em 6º e Newton Lins Filho/NNL Zhest (12h13min13s) em 7º lugar.
Apontado entre os favoritos ao título, Marcio Honório montando Shibhaan HAN chegou a abrir vantagem de 15 minutos no 4º anel, mas o cavalo mancou e o conjunto acabou sendo eliminado.
O Haras Paciência, do Rio de Janeiro, conquistou o título por Equipe na Velocidade Livre com time formado por Camila Llerena e a família Lins: Nick, Vitória e o filho Pedro.
Destaques do CEI2*
No CEI 2*, com percurso de 120 km e destinado aos enduristas Adultos e Young Riders, as mulheres venceram nas duas categorias.
Com 13 conjuntos em pista, mas apenas cinco cruzando a linha de chegada, a campeã da Young Riders foi Carolina Barbosa M. de Castro montando Exceladinn ASS com o tempo final de 07h10min18s. Fernando Delgado M. Velzi com Riguel ficou com o título de vice-campeão com percurso terminado em 07h20min11s.
Entre os 21 Adultos, apenas cinco conseguiram terminar a prova. Renata Velloso Ramos montando Ekstencia El Emi foi a campeã com tempo de 07h28min49s. A faixa de vice ficou com Vilson Nunes montando Poetycki Rach no tempo de 07h31min38s.
O pódio do CEI1*
Com 90 quilômetros de percurso, o CEI1* também foi dividido em duas categorias.
Entre os adultos, com quatro competidores na trilha, o único a terminar foi Antonio da Silva Mota montando Don Bhar Endu que registrou o tempo de 05h44mni 46s.
Dos sete enduristas Young Riders apenas um foi eliminado e a vitória foi de Thays Gabrielle Dorado Lopes montando RFI Antara com tempo final de 05h44min47s. A vice-campeã foi Camila Llerena com Galiléia Rach no tempo de 05h46min52s.
O Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre contou com organização conjunta da Federação Hípica de Brasília (FHBr) e do Brasília Country Club e chancela da Federação Eqüestre Internacional (FEI) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Resultados
Fonte: Imprensa CBH Rute Araújo e Carola May ; fotos e colaboração: Paula Nascimento/Cedidas Endurance Brasil www.endurancebrasil.com.br