Modalidade olímpica, o Concurso Completo de Equitação (CCE) sagrou seus campeões brasileiros no último final de semana, em 14 e 15/11, na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto (SP) - evento chancelado pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Equestre Internacional (FEI). O CCE é disputado pela soma dos resultados em três modalidades: adestramento, cross-country e salto.
Márcio Carvalho Jorge com Josephine MCJ, conjunto campeão brasileiro categoria Cavalos Novos 6 anos
Estiveram em jogo os títulos brasileiros nas categorias Master (acima de 35 anos), Cavalos Novos 5 e 6 anos, Sênior niveis 1, 2 e 3 estrelas, sendo as duas últimas de nível Internacional. Paralelamente, a Associação Brasileiro de Hipismo Rural (ABHIR) realizou o Grande Prêmio ABHIR para as categorias Nível 1, Graduados, Avançados, Cavalos Novos (0.90m), Iniciantes e Novatos. O evento contou com a presença do treinador da equipe brasileira o inglês Nick Turner e culminou com inauguração da pista de cross country que leva o nome de "Eduardo Mansur Mattar".
Placar do Campeonato Brasileiro
Na categoria principal - Sênior Top nível 3* parte da programação Internacional - o experiente cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Serguei Fofanoff, o Guega, de Ribeirão Preto, mostrou estar em plena forma sagrando-se campeão brasileiro. Montando Ekus TW, Guega venceu a prova de adestramento, zerou o cross ficando em 2º lugar e finalmente, no salto, tornou a garantir a vitória e o título com mais um percurso sem faltas totalizando 65,50 pontos perdidos (pp) na competição. Já o vice-campeonato foi para Jesper Martendal montando Land Jimmy que fechou os três de provas com 71,30 pp seguido por Saulo Tristão com Totsie que totalizou 76,60 pp.
Campeonato Brasileiro de Senior Top 3* com Guega Fofanoff no alto do pódio
Na categoria Sênior 2* Reinaldo Vidotto com Black Vulcan conquistou a faixa de campeão e Henrique de Almeidei Basano com Tony Black da Figueira foi vice. Montando Billy Ben, a amazona pan-americana Ana Paula Perracini sagrou-se campeã brasileira Senior 1* seguida pelo olímpico Gustavo Pagoto com Lark Henriqueta.
Os vencedores da categoria Sênior 2* Reinaldo Vidotto, Henrique Basano, Major Moura comemoram a conquista
A campeã Sênior 1* Ana Paula Perracini com Billy Ben
Entre os Masters, a faixa de campeão brasileiro coube ao Tenente Oli montando Infalível do Rincão. Entre os Cavalos Novos 5 anos, a inglesa radicada no Brasil Rachel de Faria montando Graal Ideal Groom conquistou o título brasileiro e Rogério Macedo Moreno com Ratimbum do Faxina levou o vice-campeonato. Na categoria Cavalos 6 anos vitória para Márcio Carvalho Jorge com Josephine MCJ à frente de Guega Fofanoff apresentando Bárbara TW.
A satisfação dos campeões brasileiros na categoria Master Tenente Oli e Mauro Kaiser Cabral
Campeões da categoria categoria 5 anos: Raquel de Faria e Rogério Macedo Moreno
Vencedores do Grande Prêmio ABHIR de CCE
Na categoria Nível 1, Karen Tatiana Rodrigues com Gaia MV sagrou-se campeã e Bruna Sampaio Morotte com Big Boy, vice. Na categoria Graduados, André Paro garantiu dobradinha com as montarias CDC Pégasus, campeão, e Hímero, vice. Bruno Campos Freire com Arfante foi campeão na Avançados em que Rodrigo Marchezzi com Granfina levou o vice-campeonato.
Karen Tatiana Rodrigues com Gaia MV
Bruno Campos Freire com Arfante
Na categoria cavalos novos 0.90m, vitória para Lady Paty Hi montada por Ana Paula Perracini. Entre os Iniciantes Maria Gabriela Massola com Fast Klan foi a campeã e Priscila Sparvolli com Vigilante JP, vice. Entre os Novatos, Fernanda Felício conquistou o título com Angel Pogodô e vice-campeonato com Lailali da Figueira.
Fernanda Felício garantiu dobradinha na categoria Novatos
E, sem dúvida, a festa dos vencedores na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto foi completa com direito a jantar de confraternização e tarde autógrafos com Coronel Péricles Cavalcanti autor do livro "O Concurso Completo de Equitação". A entidade anfitriã premiou os campeões das diversas categorias com passagens aéreas, estadias em hotéis, botas sob medida, perneiras, kits da Vetnil, material hípico, entre outros prêmios. Coube à CBH e ABHIR a entrega das escarapelas, troféus,medalhas e, claro, a cobiçada faixa de "campeão brasileiro de 2009".
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Fonte: Country Press com colaboração Karen Rodrigues; fotos: Marco Lagazzi/divulgação