Nessa sexta-feira, 29, primeiro dia da seletiva para os Jogos Olímpicos da Juventude que está acontecendo em Valdivia, Chile, o representante brasileiro na disputa Guilherme Dutra Foroni fez bonito.
Montando Chaman, Guilherme não cometeu faltas nos dois percursos da prova com obstáculos a 1.20m em 56s29 (tempo do 2º percurso), conquistando o 2º posto. Sagrou-se vencedor Marcelo Chirico, do Uruguai, com Calatino, e Mario Gamboa com Robin Hood Z, da Colômbia, chegou em 3º, ambos com duplo zero falta, em 52s6 e 58s02, respectivamente.
A competição, que segue até domingo, 31, reúne 10 conjuntos representantes de países diferentes da América do Sul. “Dos 10 conjuntos, cinco conseguiram cumprir os dois percursos sem faltas. Estamos muito confiantes também para o último desafio da seletiva, a prova de domingo, que também será com 2 percursos distintos”, avisa Edgar Foroni, pai e técnico de Guilherme.
O ginete paulista Guilherme Foroni com EF Bartolomeu, vencedor do ranking CBH 2009, em clique no Campeonato Brasileiro Junior 2009; foto: Tupa Video/cedida
O Continente Sul-americano tem direito a três vagas na modalidade Salto, sendo que cada país só pode ter um representante. Na seletiva chilena o representante brasileiro é Guilherme Dutra Foroni, 18 anos, campeão do ranking Junior de 2009 da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Guilherme compete ao lado de María Victoria Paz (Argentina), Daniel Morales (Bolívia), Mario Gamboa (Colômbia), Alberto Schwalm (Chile), Matías Bayas (Equador), Rubén Legal (Paragaui), Vania Canseco (Peru), Marcelo Chirico (Uruguai) e Luis Muro (Venezuela)
Se Guilherme confirmar sua classificação entre os três primeiros colocados, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) está programando um processo seletivo no Brasil para a escalação definitiva do representante brasileiro no seleto time sul-americano.
As Olimpíadas da Juventude, destinadas a atletas entre 14 e 18 anos, são organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional e sua primeira edição acontece no mês de agosto em Cingapura reunindo cerca de 3.000 atletas de 26 modalidades.