Uruguai, Argentina e Chile garantiram as três vagas reservadas para a América do Sul nos Jogos Olímpicos da Juventude. Na seletiva encerrada no domingo, 31, em Valdivia, Chile, o cavaleiro paulista Guilherme Dutra Foroni, 17, que buscava uma vaga para o Brasil, completou três percursos sem falta, mas no ultimo cometeu duas faltas que o colocaram em 5º lugar na geral entre os 10 concorrentes de países diferentes que buscavam a vaga.
Sem cometer nenhuma falta, Marcelo Chirico montando Calatino, pelo Uruguai, foi o vencedor da seletiva contabilizando o tempo final de 114,81 segundos. A segunda vaga foi ocupada por María Victoria Paz com Gualpin, da Argentina, que também fez os quatro percursos limpos o tempo de 123,62 segundos. A terceira vaga sul-americana ficou para o chileno Alberto Schwalm que fez 5 pontos por falta no tempo final de 123,17 segundos.
Montando Chaman, Guilherme entrou nas pistas da terceira e ultima prova trazendo duas pistas zeradas na sexta-feira, 29. Competindo com outros 9 atletas de diferentes países, o cavaleiro paulista voltou a zerar no primeiro percurso, virando para o quarto e ultimo percurso na vice-liderança.
Na fase decisiva, no entanto, a montaria de Guilherme - emprestada pelos organizadores da seletiva - não apresentou o mesmo rendimento, saltando mais baixo cometeu dois derrubes. “Assim que terminou percebemos que o cavalo estava um pouco sentido e o Guilherme acabou em 5º lugar na classificação final da seletiva”, comentou Edgar Foroni, pai e técnico do cavaleiro.
As Olimpíadas da Juventude, destinadas a atletas entre 14 e 18 anos, são organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional e sua primeira edição acontece no mês de agosto em Cingapura reunindo cerca de 3.000 atletas de 26 modalidades.