As pessoas que estiveram presentes na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, com certeza tiveram o prazer de acompanhar de perto uma competição jamais vista na cidade. Em uma iniciativa da Federação Equestre do Rio de Janeiro – FEERJ – foi disputada a competição de Rédeas ou Hipismo Western, modalidade reconhecida pela FEI e que fará parte dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A prova fez parte do Torneio de Abertura da temporada 2010.
O grande vencedor foi José Cabral de Lima montando Pistols Little Queen. Ele conseguiu cumprir os percursos propostos pelo júri tendo o mínimo de resistência do animal. O segundo colocado foi Paulo Ayala e seu Alfa O’Lena. O conjunto José Henrique Amaral/Soopy ficou com o terceiro posto. Na categoria amador, o vencedor foi Odilon Diniz/Gotta Lil Brass.
José Cabral de Lima montando Pistols Little Queen: destaque na modalidade Rédeas
Ao todo 12 conjuntos, vestidos a caráter, participaram da prova em que o competidor tem que cumprir manobras: esbarros, spins (giros de 360º sobre os posteriores), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180º graus, saindo a galope), mudança de mão, galopes em linha reta e em círculos, recuos.
No salto, com obstáculos a 1,40m, o vencedor foi Rodrigo Lima montando Wonderful Cirrano. O experiente cavaleiro foi o mais rápido no desempate da prova com o tempo de 35s93, em pista limpa. A segunda colocação ficou para Pedro Henrique Monteiro montando JC Remington, com o tempo de 39s95, sem faltas. O conjunto Lucas Mesquita/SPS Centina completou o pódio com o tempo de 45s86 e uma falta.
Na prova com obstáculos a 1,00m, 49 conjuntos nas categorias amador, jovens cavaleiros e mini mirim, entraram na pista para saltar os 12 obstáculos do percurso traçado por Érica Sportiello, com o tempo ideal de 82 segundos. Na categoria amador, o vencedor foi Gustavo Moreira de Souza no dorso de Wild Thing e o tempo de 82s61, sem faltas. Na categoria amador, Mariana Sereno montando Pretão foi a grande campeã com o tempo de 82s07, em pista limpa. E na Mini Mirim, o conjunto Victorio Burger/Natural ficou com o primeiro posto com o tempo de 82s44, também sem faltas.
“Foi uma prova bastante complicada e estou satisfeito com o desempenho do meu cavalo. Está muito quente, então o nível de exigência fica ainda maior para o conjunto. Eu, particularmente, senti muito o calor, mas fiquei feliz em ter dado tudo certo”, disse Gustavo.
Prova - 1 metro – Amador, Jovem Cavaleiro e Mirim
Amador
1º Gustavo Moreira de Souza/Wild Thing – 82s61 – sem faltas
2º Michele Coladangelo/Cutty Sark – 82s09 – sem faltas
3º José Adriano Cardoso/HFB Lancelot – 84s07 - sem faltas
Jovem Cavaleiro
1º Mariana Sereno/Pretão – 82s07 – sem faltas
2º Mariana Arias/Red – 81s64 – sem faltas
3º Gabriela Albuquerque/Shana – 82s74 – sem faltas
Mini Mirim
1º Victorio Burger/Natural – 82s44- sem faltas
2º Fernanda Oliveira Diehl – 90s00 – sem faltas
3º Thiago Bento Cabral/Whisky – 90s84 – sem faltas
Prova 1.40m com desempate
1º Rodrigo Ullman Lima/Wonderful Cirrano Z - 0 - 35s93
2º Pedro Henrique Monteiro/Jc Remington - 4 - 39s95
3º Lucas Mesquita/SPS Centina - 4 - 45s86
4º E Rodrigo Ullman Lima - Napoli Assolute RG - Forfait
4 E Rodrigo Ullman Lima - VDL Valder Assolute RG - Forfait
6º Stephanie Macieira / Vivaldi Domar - 1 ponto na 1ª pssagem - 86s34
Fonte: BR Sports – Bernardo Monteiro e Roberta Pinto; fotos: divulgação