Na terceira semana do Sunshine Tour em Vejer de la Frontera no sul da Espanha, a amazona mineira radicada na Europa, Renata Rabello Costa, medalha de bronze por equipes no Pan RIO 2007, conquistou seu quinto índice de pré-qualificação rumo a conquista de uma vaga na equipe brasileira de Adestramento nos Jogos Equestres Mundiais 2010 em Kentucky (EUA).
Em 5/3, Renata montando o oldenburg Ludewig G registrou o 3º índice (mínimo de 64% de aproveitamento junto a juizes de nível olímpico). O conjunto alcançou 64,043% na avaliação da juiza Isabelle Judet, da França, e 64,681% com o holandês Francis Verbeek.
Renata e Ludewig G a caminho dos Jogos Equestres Mundiais. foto arquivo: cedida
Na quinta-feira, 12/3, Renata e Ludewig G voltaram a registrar o índice de qualificação - 64,468% junto ao juiz polonês Wojciech Markowski. Já na quarta-feira, 17/3, Renata e seu Ludewig G conquistaram mais um índice de qualificação com a belga Mariette Withages, 64,47%, e o alemão Gothilf Riexinger, 64,26%. Os dois primeiros índices do conjunto foram conquistados na temporada 2009. Em caso do conjunto registrar indice com dois juizes O em um mesmo Grand Prix, para efeito de contagem, vale o indice mais alto .
Renata ao lado de Luiza Tavares de Almeida com Samba, totalizando seis índices, e Rogério Clementino com Portugal, com três índices, seus companheiros de equipe no Pan RIO 2007, até o momento formam o time de três pré-qualificados para o Mundial 2010. Outros dois conjuntos - Leandro Silva / Oceano do Top e Thais Tavares de Almeida / Riopele - ainda buscam o 2º índice de qualificação.