Tendo como referência o Código da WADA (Agência Mundial Anti-doping), o Diretor Médico da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) Marcos Korukian emitiu um Comunicado sobre a lista de substâncias e métodos proibidos da WADA, válida desde de 1º de janeiro de 2010.
Confiram:
A Confederação Brasileira Hipismo (CBH) visando melhor informar nossos atletas, médicos e dirigentes está divulgando a lista de substâncias proibidas, cujo propósito maior é assegurar a prática de um esporte sadio, sem nenhum tipo de contaminação por drogas sociais ou esportivas.
O doping, além de ser uma infração ética e contrário aos princípios do Olimpismo, muitas vezes prejudica a saúde do atleta e cria constrangimentos de ordem pessoal e coletiva, que podem eventualmente afetar os demais componentes de uma equipe.
A CBH continuará investindo na educação e na informação e o seu quadro médico está permanentemente à disposição de todos os atletas brasileiros para, em caso de dúvida, propiciar sempre a orientação mais adequada. Em princípio, nunca faça uso de qualquer tipo de medicamento, mesmo receitado por um médico, sem antes verificar se o mesmo pode ser utilizado em competições nacionais e internacionais.
Seja um atleta informado, conheça os seus direitos e deveres, e conte sempre com o nosso apoio para representar dignamente nosso esporte no Brasil e no exterior.
O atleta é o responsável por tudo que ingere. Lembre-se que nem todos os médicos têm conhecimento da Lista de Substâncias Proibidas, por isso, nunca utilize qualquer medicamento sem que tenha certeza de que as substâncias nele contidas são PERMITIDAS!
Evite medicações indicadas por terceiros e sempre guarde a receita de medicamentos prescritos pelo seu médico.
Clique aqui e confira a lista de substâncias proibidas da CBH
Define-se como doping:
1- Uso de um expediente ( substância ou método) que pode ser potencialmente prejudicial a saúde dos atletas;
2 - Substância capaz de incrementar sua performance
3- É contra o princípio Olímpico / Desportivo
*Dr. Marcos Korukian - korukian.dot@epm.br diretoriamedica@cbh.org.br +55.11. 9554.7314
Diretor Médico da Confederação Brasileira de Hipismo – CBH
Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo