O dia mundial da saúde foi criado em 1948 pela Organização mundial de Saúde (OMS). A intenção era que neste dia se chamasse a atenção de toda a população e governantes para o estado de saúde da população mundial, assim como alertar sobre os principais problemas que os poderiam atingir.
A prática de atividades físicas aliada a uma dieta balanceada é a receita ideal para manter o corpo saudável. Mas qual atividade praticar? Para aqueles que não suportam a idéia de passar horas dentro de uma academia, a prática do hipismo pode ser uma boa alternativa.
O esporte que alia o lazer com a prática da atividade física é reconhecido principalmente por seus benefícios físicos e mentais. O hipismo auxilia na melhora do equilíbrio, postura, coordenação motora e resistência aneróbica. Por não ser uma atividade aeróbica não elimina tantas calorias, mas com certeza esculpe o corpo de maneira, além de proporcionar o contato com a natureza.
Em paralelo a ótima atividade física, o hipismo também possui seus benefícios psicológicos, sendo utilizado muitas vezes como terapia, pois exige concentração e dedicação. O hipismo melhora a autoconfiança, a interação social, a rapidez nos reflexos e motricidade, além do desenvolvimento de percepção de si mesmo.
Não há uma idade recomendada para o início da prática do esporte. "O hipismo não é apenas um esporte com ênfase no físico. Sua prática desenvolve a consciência de sociedade, o respeito, além de ensinar a seus praticantes, que mais importante que tentar é sempre levantar e superar os obstáculos. Trata-se de um esporte completo que desenvolve corpo e mente”, observa Fernando Sperb, presidente da Sociedade Hípica Paranaense.
Clique aqui e confira a listagem de algumas da principais Escolas de Equitação do país.
Com a fonte Toda Comunicação