Os melhores cavaleiros e amazonas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Venezuela estarão reunidos em Porto Alegre entre os dias 28 deste mês e 02 de maio durante o The Best Jump 2010, que será realizado na Sociedade Hípica Porto-Alegrense. A 42ª edição do torneio faz parte da primeira etapa seletiva sul-americana para a Final da Copa do Mundo 201, Os participantes concorrerão a R$ 350 mil em prêmios.
Entre as inovações que marcam a edição deste ano do The Best Jump, o presidente de honra do evento, Jorge Gerdau Johannpeter, destacou a contratação do desenhador de percurso (course designer), o alemão Frank Rothenberger, considerado o melhor do mundo. “A competência de Rothenberger é peça-chave para o sucesso do torneio”, afirmou. Cada competição tem um percurso distinto, que só é conhecido pelos competidores minutos antes de cada prova.
Gerdau também salientou a importância das obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho para que o The Best Jump possa trazer cavaleiros e amazonas dos Estados Unidos e da Europa. Segundo ele, hoje isso é impossível porque a pista – por ser muito curta – não comporta a aterrissagem de grandes cargueiros para transportar os animais.
O presidente do Comitê Executivo do The Best Jump, João Mazzaferro, que também preside a Federação Gaúcha de Esportes Equestres (FGEE), disse que os investimentos públicos e privados previstos para ampliar o Salgado Filho, em função da realização da Copa do Mundo em 2014, se efetivados, permitirão a inserção do The Best Jump na rota dos melhores concursos do mundo.
João Mazzaferro informou que 400 participantes (cavaleiros e amazonas) estarão disputando o concurso. “A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas frequentem a Sociedade Hípica somente no final de semana (dois últimos dias do evento). No domingo será disputado o “Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre”. Durante os cinco dias do torneio ocorrerão provas nacionais e internacionais, sendo que na abertura, dia 28, às 20h, será realizada a prova “Carro x Cavalo”, na qual cavaleiros e motoristas se revezam na pista, testando habilidade e agilidade.
A diretora técnica do The Best Jump, Karina Johannpeter, informou ainda que cavaleiros e amazonas poderão usufruir dos ensinamentos do grande campeão de hipismo Nelson Pessoa Filho. Na semana que antecede o campeonato, ele promoverá um curso aberto aos cavaleiros e amazonas inscritos no torneio. O presidente da Hípica, Cesar Sperinde, além de ressaltar a importância do torneio, enfatizou que os visitantes poderão usufruir de toda a área de lazer da Hípica, que inclui bar, restaurantes e área de recreação.
O lançamento do 42º The Best Jump ocorreu nesta terça (06.04) durante almoço, com a presença do prefeito José Fortunatti. Participaram os presidentes de honra do evento, Jorge Gerdau Johannpeter e do Comitê Executivo, João Carlos Mazzaferro além do Cezar Sperinde, presidente da Sociedade Hípica e da diretora técnica do torneio, Karina Harbich Johannpeter.
Fonte: Neusa Fróes