1. Avaliação dos atletas
Foi realizada no Hotel Da Carolina em Itatiba (SP), em 12 e 13 de março, a avaliação física dos 13 atletas que lutam pelas 5 vagas da equipe brasileira.
Todo o trabalho foi coordenado pelo médico do esporte Dr. Rogério Neves e contou com a participação de um nutricionista e um personal trainer, além da presença do Diretor de Enduro e Presidente da CBH.
2. Clínica: a importância da equitação no enduro moderno
O segundo estágio da preparação da Equipe Brasileira ocorrerá em 25 de abril no Haras Larissa, em Monte Mor (SP), com uma clínica ministrada pelo treinador da Equipe Francesa - Jean Louis Leclerc, presença obrigatória para os 13 atletas envolvidos no processo seletivo.
3. Avaliação dos cavalos
Um dia antes do primeiro treino dos conjuntos pré-selecionados, todos os cavalos passarão por avaliação física, de acordo com protocolo ajustado do projeto CAPA, com apoio da veterinária fisiologista Helen Carmignotto e do treinador Gerson Acedo Vieira. Todos os cavalos serão radiografados e examinados clinicamente por profissionais contratados pela CBH.
4. Primeiro treino dos conjuntos
O primeiro treino ocorrerá entre 21 e 23 de maio, em Avaré (SP), no formato de uma prova de aproximadamente 80Km, com velocidade a ser estabelecida no breefing do dia anterior. Os exames complementares dos cavalos serão realizados após o treino.
5. Segundo treino dos conjuntos
O treino será novamente Avaré, entre 2 e 4 de julho, no formato de uma prova de 120Km. A avaliação dos cavalos ocorrerá no dia seguinte ao treino, quando serão realizados os exames clínicos e exames complementares necessários.
6. Definição da equipe
Entre 10 e 15 de julho será anunciada a equipe brasileira formada por 5 conjuntos e mais 2 reservas.
7. Reavaliação clínica dos atletas
Após a divulgação da equipe, os sete atletas serão reavaliados fisicamente pelo Dr. Rogério Neves e receberão o programa de preparação final visando os Jogos Equestres Mundiais Kentucky 2010.
Olavo Maciel
Diretor Enduro CBH