Dando continuidade à Final da Copa do Mundo de Saltos 2010 em Genebra (Suíça), o cavaleiro suiço Steve Guerdat, de 27 anos, com seu Tresor V foi o grande vencedor da 2ª parcial nesta sexta-feira, 16/4. Já o brasileiro Rodrigo Pessoa com Let´s Fly e a luso brasileira Luciana Diniz com Winnigmood cometeram apenas um derrube ficando empatados em 11º lugar com outros 10 conjuntos. Com esse resultado Rodrigo e Luciana, respectivamente 3º e 4º colocados na 1ª parcial, mantiveram-se bem posicionados rumo à grande Final de domingo, 18, com a 5ª colocação na classificação geral.
Rodrigo Pessoa e Let´s Fly mantém boas chances na briga pelo tetracampeonato
Luciana Diniz, amazona brasileira que defende Portugal, montando Winningmood busca seu 1º título na competição; foto: arquivo
A grande surpresa da noite foi a desqualificação do norte americano Mc Lain Ward com Saphire, 2º colocado na 1ª e 2ª parcial e que havia assumido a liderança da competição, devido a teste positivo de hipersensibilidade em suas patas anteriores em exames termográfico e clínico.
Com isso, a liderança parcial passou para o experiente ginete canadense recém naturalizado norte-americano Mario Deslauries, de 45 anos, com Urico, 2º colocado na 2ª parcial e 7º na 1ª. Deslauries busca o bicampeonato. Sua primeira vitória foi há 26 anos montando Aramis em Gotemburgo na Suécia.
O líder da competição Mario Deslauries busca o bicampeonato montando Urico
Em 2º lugar vem o alemão Marcus Ehning com Pot Blue, com 2 pontos perdidos, seguido pelo Pius Schweizer com Carlina e o francês Patrice Delaveau com Katchina Mail, respectivamente com 3 e 4 pontos atrás do lider. Rodrigo e Luciana estão a 5 pontos de Mario Deslauries.
A disputa na 2ª parcial
O tricampeão da Copa do Mundo Rodrigo, maior vencedor da história da competição, e Let´s Fly cometaram a falta após um leve toque na entrada do triplo em linha após um oxer em que o conjunto optou por dar seis lances. Já Luciana, amazona paulista que defende Portugal, bateu ainda no início do percurso.
Ao todo foram nove os conjuntos habilitados ao desempate com armação do suiço Rolf Ludi. Sagrou-se vencedor, o "cavaleiro da casa" Steve Guerdat com Tresor V em 36s12, sem faltas no desempate. "A minha estratégia foi vencer", brincou Guerdat, na coletiva de imprensa.
Steve Guerdat com Tresor V foi o grande vencedor da 2ª parcial
Após a eliminação de Mc Lain, a 2ª posição ficou com Deslauries com Urico que zerou em 37s50. Em 3º lugar chegou Marcus Ehning com Pot Blue pela Alemanha seguido pelo atual líder do ranking FEI Rolex Pius Schwizer com Carlino, pista limpa, 39s87.
"Apesar de ser difícil bater o líder, não tem nada decidido ainda e vou buscar o melhor resultado possível para o Brasil", observou Rodrigo Pessoa que pode vir a ser o primeiro tetracampeão da competição.
Rodrigo é o único represente nacional na final da Copa do Mundo. Ele levantou a taça de campeão nas edições de 1998, 1999 e 2000 com Baloubet du Rouet. O conjunto também foi vice em 2001 e 2003 e terceiro colocado em 2002. Essas conquistas transformam o brasileiro no cavaleiro com o currículo mais expressivo ao longo dos 31 anos de história da competição, sendo o único no mundo a conquistar três títulos seguidos.
A prova decisiva neste domingo (18/04) terá dois percursos com a primeira passagem começando às 8h30 horário de Brasília e 13h30, horário local. A segunda volta está programada para as 10h30 horário de Brasília e 15h30, horário local.
Clique e consulte o resultado completo.
Programação
Domingo -18/04
8:30h (horário Brasília- 13:30h - horário local)- 1ª passagem do GP da Final da Copa do Mundo 2010 - com obstáculos a 1,60m
10:30h (horário Brasília- 15:30h - horário local)- 2ª passagem do GP do GP da Final da Copa do Mundo 2010 - com obstáculos a 1,60m
Fonte: Imprensa CBH com dados FEI, Sportcom Marketing e FPH; fotos: FEI / Kit Houghton e site Equisport