A cidade de Curitiba sediou, entre 21 e 25 de abril, na Sociedade Hípica Paranaense, o Concurso de Salto Nacional 3* (CSN***), com provas seletivas para o Campeonato Mundial de Cavalos Novos de 5, 6 e 7 anos, o Campeonato Americano das categorias Mirim e Sul Americano Pré-junior e Júnior e válido, ainda, para o Ranking Nacional de Entradas Categoria Sênior Top da Confederação Brasileira de Hipismo. O evento - com patrocínio da Omar Camargo Corretora Premium de Valores - foi um dos maiores eventos do hipismo nacional e o maior já realizado no Estado.
Com recorde de inscrições, cavaleiros e amazonas do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul totalizaram 600 conjuntos (cavaleiros / cavalos) em pista. Além de contar com grandes nomes, entre eles, os cavaleiros olímpicos Vitor Alves Teixeira, Luiz Felipe de Azevedo e Cesar Almeida, o campeão da prova internacional Rudder do The Best Jump de 2009 Bartholomeu Bueno de Miranda Neto e o premiado atleta Denis Gouveia.
Durante os cinco dias de competição, os amantes do hipismo puderam conferir o show dos competidores. Mas devido às fortes chuvas, as provas da sexta-feira, 23, precisaram ser canceladas e marcadas para o dia seguinte. Mesmo com a chuva ainda insistindo no sábado, 24, e domingo, 25, o evento deu prosseguimento com grandes disputas. Tampouco faltou diversão extra para atletas e visitantes. No sábado à noite, a apresentação da banda de pop rock Toccata foi o ponto alto.
Leandro Guinchetti com o BH Palmar vence mais importante GP em sua carreira
Na tarde de domingo, todas as atenções se voltaram para o Grande Prêmio Cidade de Curitiba, a 1.50 metro, válido pelo ranking nacional de entradas da categoria Sênior Top. Nenhum dos 20 conjuntos garantiu duplo zero falta nas duas voltas do GP.
Na 1ª volta a única pista limpa foi do ginete paulista Leandro Serrano Giunchetti com o BH Palmar, de 13 anos, um filho de Potencial, que era da querida amazona Veronica Wright, falecida junto com toda a sua família em um trágico acidente aéreo em 23 de maio de 2009.
Leandro e Palmar: a caminho do mais importante pódio de sua carreira no GP Cidade de Curitiba 2010; crédito: Ju Ribas
Já na 2ª volta, Leandro e Palmar cometeram um derrube no penúltimo obstáculo. "Eu me desconcentrei um pouco, fizemos a falta, aí eu acordei e passamos o último", contou o grande vencedor Leandro. "O Palmar é um cavalo especial com temperamento um pouco difícil. Mas ele é muito bom, corajoso, potente e franco. Estamos querendo vendê-lo e ele certamente pode ser muito competitivo nas principais provas no país", destacou o cavaleiro, de 33 anos, que comemorou a mais importante vitória da carreira.
"Já venci e me classifiquei em outras disputas importantes, mas esse GP foi o mais importante. Aproveito para dedicar esse título a Veronica, que era muito especial e querida, ao Renato Junqueira que me intermediou o fato do Palmar estar comigo, e também ao meu amigo Zé Roberto (Reynoso Fernandez) que tem me ajudado muito nos treinamentos."
Sagrou-se vice-campeão o premiado jovem talento de São Paulo, André Campos Freire com Lanciano que perdeu 9 pontos com falta a cada passagem e apenas 1 ponto por excesso na segunda. Já a 3ª colocação coube ao cavaleiro top carioca Fábio Leivas com Lancelot totalizando 13 pontos perdidos.
Jovem paranaense Giovana Sobania garante espetcular no mini-GP
No sábado, o Mini GP, a 1.40 metro, teve como campeã a amazona da Sociedade Hípica Paranaense Giovana Sobania superando um total de 39 conjuntos dentre os quais 12 habilitaram-se ao desempate. Montando Atomo Classi, Giovana superou atletas olímpicos como Luiz Felipe de Azevedo, 2º colocando montando Fape Colosso, ambos sem faltas, em 44s15 e 46s99.
A amazona da casa, Giovanna Sobania com Átomo Classi: vitória no concorrido mini-GP; crédito: Ju Ribas
Completaram o placar da 3ª à 6ª colocação o brasiliense Flávio / PHBR Negrisco que zerou emm 49s83, os paulistas José Luiz Guimarães de Carvalho / Arriminum, José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Castor Cooper Sanol Dog Protécnica e Pedro Cardoso de Maio / Cerro Bravo JMen, todos com uma falta, em 43s76, 44s60 e 45s79.
Missão cumprida
Para Fernando Sperb, presidente da Sociedade Hípica Paranaense, o evento foi um sucesso, principalmente por conta da novidade desse ano, a revitalização das pistas, em especial da Pista Presidentes (Pista Principal) inaugurada há poucos dias e que contou com o patrocínio parcial da Rocha Top Terminais Portuários e com os serviços da Best Arena Serviços Ltda. “Esta reestruturação da Hípica fez com que todos os melhores cavaleiros do Brasil viessem saltar aqui e fez deste o maior campeonato do Estado do Paraná de todos os tempos. A chuva acabou sendo vencida pela qualidade da pista, que não só suportou extraordinariamente bem o clima ruim" , destacou o anfitrião.
O campeão do GP Leandro Giunchetti também ressaltou os esforços da organização para superar os problemas e melhor atender a todos mediante a chuva. "No primeiro dia, tinha água nas cocheiras dos meus cavalos. Mas a organização se empenhou, todo mundo se empenhou no sentido de transferir os cavalos e melhorar as condições de estabulagem. O problema foi rapidamente solucionado", disse Leandro, destacando ainda a qualidade do piso.
"Sem dúvida, o piso se manteve espetacular. No sábado o mini-GP foi disputado debaixo de forte chuva sem problemas e no domingo com a chuva mais leve, as condições do piso também se mantiveram muito bem", finalizou o campeão do GP Cidade de Curitiba 2010.
Consulte o resultado completo.
Fonte: Imprensa CBH - Carola May com dados Toda Comunicação - Veronica Pacheco e Site FPH; fotos e agradecimentos: Juliana Ribas - Jota Design - www.jota.com.br