O tetracampeão carioca de hipismo, o ginete top carioca Fábio Leivas da Costa, montando Lancelot 215 da Zara, foi o grande vencedor do Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre, durante a 42ª edição do torneio internacional de saltos The Best Jump 2010, encerrado na tarde deste domingo, 2/5, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense.
Fábio e Lancelot 215 da Zara saltando para a vitória no GP Cidade de Porto Alegre - The Best Jump 2010; foto: Emerson Emerim / divulgação
Fábio venceu entre cinco conjuntos que foram para desempate em uma tarde ensolarada que levou o público a lotar as dependências da Hípica. Montando Lancelot 215 da Zara, Fábio cruzou a linha de chegada em 48s04. “Eu estava esperançoso em ganhar o The Best Jump, porque já havia sido vice e terceiro lugar em outras edições, mas nunca campeão”, comentou Fábo, logo após a premiação.
Fábio Leivas: grande campeão do GP Cidade de Porto Alegre 2010
Em mais uma belíssima atuação, a venezuelana radicada no Rio de Janeiro, Loisse Garcia, com Ad Simone Método Marcolab conquistou o 2º posto, sem faltas, em 48s65. Em grande fase, o 3º lugar coube ao jovem talento de São Paulo André Oliveira de Campos Freire, com Lanciano, vice-campeão do GP Cidade de Curitiba em 25/4, que zerou em 49s85.
Fábio Leivas, Loisse Garcia e André Oliveira Campos Freire comemoram no alto do pódio; foto: Emerson Emerim / divulgação
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, Marcos Ribeiro dos Santos com seu Galant de la Lande, campeão do GP Mitsubishi em 11/4, o campeão do ranking CBH 2009 Francisco José de Mesquita Musa com Premiere Xindocrto, e o cavaleiro olímpico Luiz Felipe de Azevedo com Colosso.
Loisse Garcia comemora grande fase
No computo geral, Loisse, 48, teve o melhor rendimento da série Internacional no The Best Jump 2010. A experiente amazona conquistou nada menos que o 2º lugar no GP World Cup Qualifier, em 20/4, montando AD Simone Método Marcolab, venceu o mini-GP, em 1/5, montando Spiritus Va Heffiner, e finalmente, sagrou-se vice-campeã do GP Cidade de Porto Alegre, novamente com AD Simone.
Loisse Garcia com a BH AD Simone em clique de arquivo na 1ª Etapa do Circuito do Mitsubishi Sportv em 10/4; foto: Duilio / Tupa Video
"Foi muito lindo, muito especial, classifiquei em todas as provas!", comemorou Loisse. "Monto a AD Simone, criação do Haras Método, desde os cinco e anos e meio, ocasião em que domei ela. A minha meta era disputar o Pan de 2007 com ela, mas não deu tempo. Depois vendi a Simone para o meu aluno Bernardo Gomes que salta a categoria amador e há cerca de um ano e meio voltei a disputar a série forte com ela", comentou a amazona que agora pensa nos Jogos Equestres Mundiais 2010, no Pan-americano 2011 e nas Olimpíadas 2012.
"Embora esteja um pouco em cima da hora, dependendo do nosso desempenho daqui para frente, meu plano é defender o meu país no Mundial. Depois vem o Pan e as Olimpíadas", disse Loisse. "Só posso agradecer aos meus pais e, principalmente, a Deus por essa ótima fase que estou vivendo."
Loisse Garcia, amazona venezuela radicada no Rio de Janeiro, grande nome do The Best Jump 2010
Missão Cumprida
O Grande Prêmio Cidade de Porto Alegre foi de R$ 110 mil distribuído entre os principais vencedores. Fábio Leivas recebeu a premiação das mãos do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, em cerimônia que contou com a presença do presidente de honra do The Best Jump, Jorge Gerdau Johannpeter, e do presidente da Federação Gaúcha de Esportes Equestres, João Mazaferro, que também dirige a Associação The Best Jump Eventos e o comitê executivo do concurso, e do presidente da sociedade Hípica Porto-Alegrense, César Sperinde.
O Grande Prêmio começou às 14h30min e acabou às 17h30min com a participação de 57 conjuntos. O percurso foi desenhado pelo alemão Werner Deeg, com obstáculos de 1m50cm, em pista de grama. Desses 57 foram classificados 10, sendo que desses, cinco foram para desempate. O The Best Jump 2010 distribuiu R$ 350 mil em prêmios, em 29 provas em que participaram 400 conjuntos procedentes do Brasil, Argentina, Venezuela e Uruguai.
Durante a cerimônia de premiação houve homenagem ao cavaleiro Gustavo Calvo, vencedor do The Best Jump em 1980. Também foi homenageado o ex-presidente do torneio, Marco Antonio da Fonseca, por sua dedicação ao hipismo. O desenhador do percurso Werner Deeg também foi distinguido pela direção do concurso.
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Fonte: Imprensa CBH, FPH com dados Froes Berlato Comunicação; fotos: Emerson Emerim / divulgação e Duílio / Tupa Video