Serão três os jovens talentos brasileiros no Concuco Internacional Children, entre 13 e 16 de maio, no Haras El Rincon de Zangersheide, na província de Buenos Aires, a meia hora da capital argentina.
Para escalação da equipe brasileira, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) levou em consideração o ranking das categorias mini-mirim e pré- mirim atualizado após o Concurso de Salto Nacional de Curitiba. As respectivas federações foram avisadas por mailing e chegou-se à seguinte formação: vão defender o Brasil, os mini-mirins Giovana Amorim, de São Paulo, Chiang Cheng Siew, de Brasília, e a concorrente pré-mirim Marcela Amorim Grippe, também de Brasília.
Giovana Amorim, amazona do Centro Hípico Terras São José em Itu (SP), será uma das representantes do Brasil no Internacional Children na Argentina; foto arquivo FPH / Tupa Vídeo
A disputa se dará nas categorias children A com três parciais, respectivamente, a 1.10m, 1.15m e 1.20m, e Children B com três provas, a 1m, 1.05m e 1.10m. Estarão em pistas, 50 jovens talentos de diversos países dos grupos 4, 5 e 6 da Federação Equestre Internacional (FEI). Os concorrentes vão competir com cavalos emprestados pelos organizadores, podendo, porém, trazer suas próprias montarias.
Experiência Internacional e orgulho de ser brasileiro
"Vejo como extremamente produtiva a participação de jovens ginetes nos concursos internacionais. Como dizem os chineses sabiamente: `A longa caminhada começa com os primeiros passos´. Estamos começando aos poucos e relativamente perto de "casa" isto é, nas Americas mas sonhamos com outras terras e estou otimista que as alcançaremos..... a cavalo", comenta a juiza internacional Elaine Zander, assessora da Diretoria de Fomento e Categorias de Base da CBH.
"A aquisição de experiência é, sem dúvida, uma grande motivação. Mas também existe também o fator educativo", destaca Elaine. "Como todos sabem, dispomos de mão de obra ainda relativamente barata no Brasil e são os nossos tratadores, que têm com os animais mais de 90% de convívio no dia-a-dia e nos Concursos. Nossos ginetes, em sua grande maioria, montam um cavalo já encilhado na distensão e competem, sem participar efetivamente de toda a preparação do animal", pondera Elaine, apontando para o diferencial em uma competição internacional.
"Nossos concorrentes estão mais presentes no processo do concurso, isto é, desde a limpeza do animal até o momento da competição propriamente dito. A parceria é total! Saltar no exterior, educa, ensina, aproxima o cavaleiro de seu animal. Igualmente nossos competidores convivem com outras culturas e podem aprimorar sua educação. Paralelamente, a oportunidade de fazer amigos é um fator importante. E, certamente desses contatos, se mantidos, podem vir novos convites", acrescenta a juíza que deve acompanhar os jovens na competição.
"Poderíamos discorrer longamente sobre a experiência de um concurso internacional, mas, talvez, o que chama mais atenção nesses eventos é que todos, sem exeção, se sentem mais brasileiros, o que é muito bom!", finaliza.
Programação do evento
O Internacional Children faz parte da programa da Semana Internacional del Caballo no Haras EL Rincon Zangersheid com provas para todos os níveis e categorias e leilão Zangersheid. Haverá atividades especiais para as crianças, restaurante gourmet no local e passeio organizado nas melhores lojas da capital Buenos Aires.
Consulte o site El Rincon Zangersheid
Fonte: Imprensa CBH