Ao lado das maiores estrelas mundiais do Adestramento - a mais clássica das modalidades do hipismo - Rogério Clementino montando Portugal e Luiza Tavares de Almeida com Samba estão representando a América do Sul no Exquis World Dressage Masters, CDI5* - Concurso de Dressage Internacional, categoria 5 estrelas, que segue até domingo, 13, em Cannes, França.
O Grand Prix realizado na quinta-feira, 10, contou com participação de 13 conjuntos de 8 países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Gran Bretanha, Itália, Polônia e Portugal.
Montando o Puro Sangue Lusitano Portugal, Rogério Clementino conquistou dois novos índices de qualificação para os Jogos Equestres Mundiais 2010 (mínimo de 64%) atribuídos pelos juizes de nível olímpico: 64,042% com a belga Mariette Whithages e 64,680% com o francês Jean Michael Roudier. O cavaleiro sul-matrogrossense que monta por São Paulo foi 12º colocado com média final de 63,319%.
A amazona paulista Luiza Tavares de Almeida e seu também Lusitano Samba registrou mais um índice (64,255%), em nota atribuída por Jean Michael Roudier e o 13º lugar com média final de 63,063%.
Técnico da equipe brasileira de Adestramento nas Olimpíadas de Pequim e nos próximos Jogos Equestres Mundiais de Kentucky, Estados Unidos, o belga Johan Zagers montando Question De Liberte ficou em 10º lugar com média final de 64,000%.
A Alemanha confirmou o favoritismo e assegurou os três primeiros lugares do pódio com vitória da amazona campeã mundial Isabel Werth montando Warum Nicht e média final de 71,489%, seguida de Anja Plönzke com Le mont Dor, 71,446%, e Mathias Alexander montando Triviant Unicef, 69,914%.
Fonte: Imprensa CBH - Rute Araújo e Carola May