A Bahia voltou à epoca medieval nos dias 29 a 31/10 durante a 5ª Copa JL Sítio Chuin, na Barra do Jacuípe em Camaçari, a 41 km de Salvador.
Este ano o Concurso de Salto Nacional teve como tema a Idade Média. Os participantes desfrutaram de atividades voltadas à época, como arremesso de argolas, dardos e arco e flecha. Todo o staff estava vestido de acordo, com roupas do período, e o Sítio Chuin foi todo decorado com imagens medievais. A pista virou uma verdadeira arena para relembrar as origens das competições equestres.
A pista do Sítio Chuin virou uma arena medieval com direito a brasões antigos e catapultas - fotos Andréa Muniz/FB
O ponto alto foi o Grande Prêmio do domingo, 31/10, disputado ao cronômetro a 1,45m de altura. As feras não deixaram por menos: o mais rápido foi o jovem talento de Minas Gerais e atual Campeão Brasileiro Young Riders, Lucas Costa Araújo com VDL Sidney Pádua Pré-moldados, que zerou no tempo de 48s43.
O talentoso mineiro Lucas da Costa Araújo obtem mais um brilhante resultado em sua carreira com seu VDL Sidney - conquistando o bi no GP Copa Sítio Chuin 2008/2010; foto: Alexandre Vidal/arquivo
Logo atrás chegou o experiente Fábio Leivas e OH Une Prince, pelo Rio de Janeiro, no tempo de 48s73. O paulista Rafael Ribeiro e Rhea Climber também zeraram na casa dos 48 segundos ficando em 3º com 48s77. Também sem faltas com 49s69, o 4º posto foi para a amazona melhor ranqueada na CBH, a baiana radicada em São Paulo, Andréa Guzzo Muniz Ferreira, montando Wegonda do Xangô.
Já no sábado, 30/10, o paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando Penny Fly JMen Sanol Dog Protécnica ganhou disparado a série de 1,45m, com uma diferença de mais de seis segundos do 2º colocado, o representante da Bahia, André Giovanini com Fape Code, que também zerou em 68s97.
Clima de amizade e confraternização dentro e fora das pistas ditou o tom das disputas no Centro Hípico Sítio Chuin - Foto:Andréa Muniz/FB
Lívia Neves, promotora e anfitriã do evento, festejou o sucesso da festa. "A Copa Chuin está se tornando uma espécie de confraternização de final de ano e amizade da comunidade hípica."
A baiana Lívia também fez bonito nas pistas vencendo a prova de 1,30 metro no sábado e obtendo várias classificações, incluindo o 2º lugar no Mini GP com Estoril JL Sítio Chuin, perdendo apenas para o experiente Bartholomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, da Federação Paulista, que montou Bubaj.
A festa de abertura no sábado teve apresentação de dança e, à noite, no Tivoli Eco Resort, na Praia do Forte, todos os participantes voltaram ao século XXI e curtiram um show especial da Banda Negra Cor, destaque do axé music, bem ao clima baiano.
Fonte: Luciola Barbosa com dados Diniz Assessoria de Comunicação