Após uma grande vitória na prova a 1.35 metro na manhã desta sexta-feira, 5/11, o jovem talento carioca Luiz Francisco Azevedo, o Chiquinho, fez jus ao clã e toda a competência hípica da família Azevedo vencendo também Prova Bradesco Private Stake, a 1.45 metro, do Grand National 5* no Helvetia Riding Center em Indaiatuba (SP).
O grande campeão da Prova Bradesco Private Stake Luiz Francisco Azevedo,o Chiquinho, comemora ao lado de seu orgulhoso pai o medlahista olímpico Felpinho Azevedo e do irmão Felipinho Fº; foto: Raul Aragão
Ao todo foram 57 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que disputaram a 1ª passagem com armação do course-designer top internacional Guilherme Jorge que ainda antes do início da prova apostava em 12 candidatos no desempate.
Dito e feito. Foram exatamente 12 as feras - Francisco Musa / Premiere Xindoctro Metodo, Rodrigo Sarmento / Adelaide de Laubry, Yuri Mansur / QH Mamute Chico Z Hipos, Felipe Juarez / Corline JMen, Chiquinho Azevedo / Suleika, Paulo Stewart / QH Carlos, Mario Appel / Shutterfly Bom Sabor, Cesinha Almeida / Kauana Laskara de Joter, Eric Zorzetto/ Heroi Onand, Felipinho Azevedo Fº / Special, Marcelo Chirico CRM Utak e Zé Roberto Reynoso Fernandez Fº / Rochefort JMen Sanol Dog Protécnica - habilitadas à corrida pelo título da prova qualificativa para o GP Bradesco Private, a 1.55 metro, que encerra a competição no domingo, 7/11.
Terceiro a largar, Chiquinho e Suleika levantaram a torcida com um percurso sem faltas no espetacular tempo de 36s38 correspondendo às melhores expectativas de seu pai o medalhista olímpico Felipinho Azevedo. "Monto a Suleika há pouco tempo. Mas deu tudo certo hoje e conseguimos vencer", comemorou o cavaleiro, 27, ao lado de seu pai, 57, e do irmão Felipinho Fº, 32, que também concorreram na mesma prova.
Por São Paulo, Eric Zorzetto montando Heroi Onand chegou perto e com muita categoria fez pista limpa em 37s27 - um resultado que veio a lhe a garantir a 2ª colocação. Já o 3º posto foi para o campeão olímpico da Juventude 2010 e atual campeão brasileiro junior, o uruguaio Marcelo Chirico apresentado CRM Utak que zerou em 37s83.
Em mais um grande resultado para a família Azevedo, a 4ª colocação coube a Luiz Felipe de Azevedo Filho montando Special, conjunto reserva da equipe 4ª colocada nos Jogos Equestres Mundiais 2010, mostrando plena forma em seu retorno às pistas sem faltas em 38s03.
Completaram o placar na 5ª e 5ª colocação, os tops Rodrigo Sarmento com Adelaide de Laubry, por Minas Gerais, e Yuri Mansur montando QH Mamute Chico Z Hipos, por São Paulo, ambos sem faltas, em 40s39 e 41s09.
O Grand National - único evento nacional 5* no país com uma premiação de 360 mil reais - é o primeiro sob organização da empresa Clube dos Cavaleiros, encabeçada por Marcello Artiaga e Renato Junqueira. Evento este que na tarde desta sexta-feira também contou com a presença do medalhista olímpico e integrante da equipe brasileira no Mundial 2010 Alvaro Affonso de Miranda, o Doda, ao lado do anfitrião Milton Minello, titular do Helvetia Riding Center, amigos, empresários e outras personalidades.
O investimento total do evento é de cerca de R$ 1 milhão, dos quais R$ 400 mil são destinados a premiações e restante aplicado em infraestrutura, divulgação, marketing e equipe. A cota de patrocínio Diamond pertence a Bradesco Private Bank e as da categoria Gold, a Samsung, Swiss Air e Vermeil Móveis. Há ainda patrocinadores Silver, como Euroyatch (Itália) e ABCCH (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Hipismo), e Bronze, entre eles Soft Travel, Tivoli e Vivara.
Apoiam ainda o evento Maison Du Cavalier, Cavalleria Toscana, Royal Palm Plaza Resort, SPOT 1, Interpolo Turismo, Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), Sociedade Hípica Paulista (SHP) e Movida Rent a Car.
Com a fonte: FPH - Carola May; foto: Raul Aragão / Spot 1 - divulgação