O cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Vitor Teixeira levou a melhor no GP World Cup Qualifier, a 1.50 metro, na tarde desta sexta-feira, 19/11, no Internacional de Saltos na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro.
Montando Alkazar do Império Egípcio, um sela belga de 10 anos, Vitor foi o único a zerar o dificil traçado de 12 obstáculos na arena reduzida para 30 x 70 metros (tamanho oficial para GPs qualificativos para Copa do Mundo) com armação do course-designer top internacional o venezuelano Leopoldo Palacios.
Vitor Teixeira montando Alkazar do Império Egípcio: perfeitosno GP World Cup Qualifier no Rio de Janeiro; foto: Alexandre Vidal
Para Vitor, a vitória teve um sabor especial devido ao excelente retorno de sua montaria Alkazar, de propriedade de sua esposa Andrea Teixeira e do Haras Império Egípcio, que logo que chegou ao Brasil no início da temporada 2010 foi operado em decorrência de uma cólica.
"O Alkazar já saltou bem no Grand National há duas semanas em Indaiatuba (SP) e está entrando cada vez mais em forma. Mas mesmo que a gente conseguisse a classificação para a Final da Copa do Mundo 2011, a minha meta para o ano que vem é outra: disputar uma vaga na equipe brasileira rumo aos Jogos Pan-americanos", afirma o experiente cavaleiro, mineiro radicado em São Paulo, que no ano passado também venceu o GP World Cup no Internacional do Rio.
Outro grande resultado rolou por conta de Mario Appel apresentando seu Joffre de Rolond Bom Sabor,cavaleiro amador que vem se firmando entre os destaques do circuito nacional, com apenas um derrube.
Em 3º lugar chegou Cesar Almeida montando Misteur do Império Egípcio, campeão do GP Bradesco Private Bank no Grand National em São Paulo, totalizando 5 pontos perdidos. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, vencedor da prova a 1.35 metro que antecedeu o GP World Cup nessa sexta, conquistou o 4º posto com Gina JMen Sanol Dog Protécnica, a sensacional égua filha de Petra Z, que também recém retornou às pistas.
Sempre competitivo, quebrando o domínio de São Paulo nas quatro primeiras colocações, o mineiro Rodrigo Sarmento obteve o 5º e 6º posto com Quat de Longpre e Adelaide de Laubry. Todos os três conjuntos computaram dois derrubes e o melhor tempo foi o critério de desempate.
Rumo à Final Yuri Mansur Gueiros segue com boa margem na liderança da contagem da Liga Sul Americana para a Final Copa do Mundo, em maio de 2011, em Leipzig, na Alemanha. Computado o resultado deste GP, ele totaliza 41 pontos. Em 2º lugar vem Rodrigo Sarmento, que soma 34 e logo depois aparece o paulista Fernando de Assis Costa, o Bigorna, com 28. Os três planejam competir em Leipzig, mas só há duas vagas. Portanto, a decisão acontece mesmo em dezembro, durante o Concurso de Saltos Internacional Indoor, em São Paulo, que sedia a última prova qualificativa na America Latina.
A programação do CSI-W do Rio de Janeiro, continua neste sábado a partir de 10 horas e termina domingo a partir de 9h30 e às 16 horas, a principal prova do evento, o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro.
No próximo final de semana, de 25 a 28/11, o Campeonato Brasileiro de Seniores (1.50 e 1.40 metro) e Amadores (1.20 metro) movimenta a Sociedade Hípica Brasileira.
As provas são abertas ao público com entrada franca.
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Fonte: Carola May; colaboração: Crisitiane Paiva Chaves - CPC Comunicação; foto: Alexandre Vidal