Na tarde dessa quinta-feira, 25, o Campeonato Brasileiro de Seniores Top, a 1.50 metro de altura, encerrou o primeiro dia de competição do Concurso de Salto Nacional 72º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira que também acontece concomitantemente com o Brasileiro de Seniores, a 1.40 metro, e Amadores, 1.20 metro.
Montando seu espetacular tordilho Special, um sela belga de 11 anos, Luiz Felipe de Azevedo Filho, o Felipinho, carioca de 32 anos radicado na Europa, registrou o menor tempo da prova de caça (cada falta convertida em 4 segundos), 69s64, largando na frente na corrida pelo título máximo brasileiro que esse ano conta com a participação de 17 conjuntos (cavalo/cavaleiro). Felipinho e Special, conjunto reserva da equipe que conquista a vaga olímpica no Mundial 2010, vem de um vice-campeonato no GP Cidade do Rio de Janeiro, no último domingo, 21/11.
Felpinho Filho com Special dão show de categoria na abertura do Brasileiro de Seniores Top; foto: Alexandre Vidal
Mais uma vez mostrando estar em plena forma, Lourenço Vieira da Silva, o Louro, apresentando Singular Pia Lena JMen, égua de criação nacional de apenas 9 anos, conquistou o 2º posto em 73s52. O conjunto que defende São Paulo vem de um 3º posto no GP Cidade do Rio de Janeiro, em 21/11, e um vice-campeonato GP Bradesco Private Bank, em 7/11.
Em 3º, também por São Paulo, vem Francisco José de Mesquita Musa, o Musa, com Premier Xindoctro Método, 73s74, em mais um grande resultado para criação nacional. Já o 4º posto coube a Vitor Alves Teixeira e Alkazar do Império Egipcio, conjunto vencedor do GP World Cup Qualifier em 5/11. Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, Paulo Stewart com QH Carlos e Felipinho Filho, desta feita, com MC Fape Vigaro Z, respectivamente, em 74s42 e 75s66.
Na disputa anterior, no Brasileiro de Seniores, a 1.40 metro, mais uma vez, Rodrigo Marinho, vencedor da prova de abertura do Internacional de Saltos do Rio em 18/11 , voou baixo na pista que leva o nome de seu avô. Ele foi o número um da prova de abertura da disputa dos Sêniors e, montando sua excepcional Varia, marcou o tempo de 68s97 sem faltas. Nenhum dos outros 35 concorrentes que vieram depois conseguiram bater a marca do conjunto que vem de grandes campanhas em 2010 com o de campeão da Mistubishi Sportv Riders Cup a 1.35 metro.
Logo atrás chegou a jovem carioca Stephanie Macieira com Laurasie Domar, com 72s74, dupla que recém sagrou-se vice-campeã no mini GP do Grand National, em 7/11, em São Paulo. Em 3º chegou o mineiro Pedro Paulo Lacerda, com Symfonie Van Het Sitio Chuin.
O Campeoanto Brasileiro vale pontos extras para o ranking nacional, que vem sendo liderado, na série principal, dos Sêniors Top, pelo carioca Fábio Leivas da Costa, seguido de bem perto pelo representante de São Paulo Francisco José de Mesquita Musa. A briga promete. Pois logo atrás deles vem outro carioca, o cavaleiro Rodrigo Marinho.
Todas as provas são abertas ao público com entrada franca. O canal Sportv vai transmitir o Grande Prêmio da Final do Brasileiro de Seniores Top, no domingo, 28/11, ao vivo partir das 14 horas.
Clique aqui e consulte o resultado completo.
CBH com a fonte: CPC Comunicação