Na tarde deste domingo, 12/12, o GP Sociedade Hípica Paulista World Cup Qualifier fechou com chave de ouro o Concurso de Saltos Nacional e Internacional Indoor 2010 na Sociedade Hípica de Paulista (SP). E, para a alegria do público de São Paulo, a vitória ficou "em casa" com José Roberto Reynoso Fernandez Filho montando sua Gina JMen Sanol Dog Protécnica.
José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Gina JMen Sanol Dog Protécnica: campeão do GP Sociedade Hípica Paulista 2010 World Cup Qualifier; foto: Raphael Macek/cedida
Um espetáculo para ninguém botar defeito. Ao todo 31 conjuntos (cavalo/cavaleiro) largaram na 1ª passagem idealizada pelo course-designer internacional brasileiro Guilherme Jorge, em que nada menos que sete com pista limpa vieram a garantir um eletrizante desempate.
A disputa começou bem com pista limpa, em 34s45, do jovem talento brasiliense radicado em São Paulo, Matheus Ferreira Gomes Correa, o Xuxu, apresentando Best Choice Salamandra Alve Z. Logo a seguir, o carioca Fábio Leivas da Costa com seu grande parceiro Lancelot Domar fez jus a sua condição de campeão do ranking brasileiro senior 2010 com uma grande performance sem faltas em 32s06, assumindo a liderança da competição.
Fabio Leivas, campeão do ranking senior brasileiro 2010, apresentando Lancelot Domar; foto: Raphael Macek / cedida
Depois foi a vez do jovem talento da casa Pedro Junqueira Muylaert, o Pepê, dar um show de categoria montando Ducati, com pista limpa, em 32s27. Então todas as atenções se voltaram para o carioca radicado na Europa, Luiz Felipe de Azevedo Filho, atual campeão brasileiro senior top, montando Special, que em mais um performance espetacular sem faltas cruzou a linha de chegada na excelente marca de 29s11.
Felipinho Fº montando Special, campeão brasileiro senior top 2010 e integrante da equipe brasileira no Mundial 2010, fechou a temporada 2010 com chave de ouro; foto: Raphael Macek / cedida
Mas o jogo ainda não havia terminado. Lourenço Vieira da Silva montando a ainda jovem Singular Pia Lena, conjunto vice-campeão brasileiro senior top 2010, fechou com 12 pontos esm 33s01. O jovem talento paulista André Oliveira Campos Freire montando Woehler Itapuã garantiu pista limpa em 34s46.
Restava ao último conjunto: José Roberto e Gina JMen Sanol Dog Protécnica, égua que recém retornou às pistas após um periodo de tratamento, bater a marca do campeão brasileiro senior top Felipinho Filho. E Zé Roberto fez jus ao seu espírito vencedor e a memória de seu pai e grande mestre José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, considerado um dos melhores cavaleiros brasileiros de todos os tempos.
Em pleno galope, saltos espetaculares, fechando todas as curvas e um verdadeiro tiro de velocidade na reta final Zé Roberto e Gina registraram, 28s96, pista limpa, conquistando uma explosão de aplausos e a primeira vitória no tradicional GP Indoor Sociedade Hípica Paulista. "Estou muito feliz e satisfeito. Minha estrela voltou a brilhar!", comemorou o sempre competitivo Zé Roberto, bicampeão do ranking brasileiro senior 2007/2008, bastante emocionado, ao lado de familiares e amigos.
José Roberto Reynoso Fernandez Fº na cerimônia de premiação com sua esposa Carolina, a filha Giovanna e o anfitrião Francisco Leite, presidente da Sociedade Hípica Paulista; foto: Lua Olho Vivo / FPH
Liga Sul Americana World Cup Qualifier
No computo geral da corrida por duas vaga pela Liga Sul Americana na Final da Copa do Mundo 2011 - ao final de 7 seletivas e conforme apuração extra-oficial a ser confirmada em breve pela Federação Equestre Internacional - a vitória ficou com o cavaleiro de São Paulo Yuri Mansur Guerios montando QH Mega Mamute Chico Z Hipos. Sagrou-se vice-campeão o mineiro Rodrigo Sarmento apresentando Quat de Longpre. A Final da Copa do Mundo 2010/2011 acontece em Leipzig (Alemanha), entre 27 de abril e 1 de maio.
O Indoor 2010 contou com patrocínio Gerdau, Peugeot e Euroyacht.
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Com a fonte: FPH - Carola May; fotos: Raphael Macek/cedidas e Lua Olho Vivo / FPH