Um ano após a reunião da Federação Equestre Internacional (FEI) que lançou "o plano de ação FEI para diminuir os riscos da modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE)" em janeiro de 2010 constatou-se uma significativa redução no percentual de quedas.
"National Safety Officers (NSOs)" - Oficiais de Segurança Nacionais - de 22 países que compareceram ao seminário anual NSO da FEI em Londres, nesse final de janeiro, em 29 e 30, foram apresentados às estatísticas da temporada 2010 demonstrando que, concomitantemente com o aumento de número de eventos internacionais e participantes, o número de acidentes se manteve em queda.
Em 2009 aconteceram 778 quedas entre 14.206 participantes (uma incidência de 5.48%); em 2010 foram 767 entre 15.518, (4.94%). O número de eventos internacionais aumentou de 218 em 2004 para 479 em 2010.
“As estatísticas mostram que o nosso plano de ação e sistemas de prevenção estão indo na direção certa", comentou o italiano Giuseppe Della Chiesa, presidente do Comitê de CCE da FEI. “Isso também prova o constante ritmo de crescimento do esporte a nível mundial e também que oficiais e competidores estão trabalhando bem juntos", acrescentou o dirigente.
“Claro que estamos contentes com o crescimento da comunidade do CCE, mas precisamos ter certeza que os novos adeptos do esporte bem como os que vêm progredindo estão devidamente preparados para cada nível de competição. Nossa prioridade sempre é assegurar que os competidores não corram riscos desnecessários nesse esporte que inevitevalmente continuará sendo de risco", finalizou Giuseppe Della Chiesa.
Para conferir o relatório das estatísticos de CCE FEI 2009, acesse: www.fei.org
As estatísticas completas de 2010 serão publicadas no decorrer do mês fevereiro após a sua validação final.
Fonte: Grania Willis - FEI Director Press Relations; tradução e versão: Carola May