O brasileiro Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) no quadriênio 2009/2010, foi eleito por unanimidade à presidência do Grupo VI em Assembléia da Federação Equestre Internacional (FEI) nesse final de semana, 2 e 3/4, em Buenos Aires. O mandato vai até final de 2014.
Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo e do grupo 6 da Federação Equestre Internacional; foto: arquivo: Anna Carvalho/CBH
As 133 federações nacionais filiadas a FEI são divididas em nove grupos por localização geográfica. O Grupo 6 é formado por oito nações, incluindo o Brasil. As demais são Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. A delegação brasileira esteve presente na capital portenha com o presidente da CBH Luiz Roberto Giugni e o secretário geral da entidade, Luiz Rocco.
"Vamos fazer o melhor possível pelo desenvolvimento do hipismo nos países do grupo 6 e, sem dúvida, o papel do Brasil tem um papel fundamental nesse cenário", garante Giugni.
Rio de Janeiro recebe Assembléia Geral da FEI
O Brasil - líder em número de praticantes, eventos hípicos na América do Sul e detentor do segundo maior rebanho de equinos do mundo - recebe a Assembleia da FEI no Rio de Janeiro, entre 27 e 30 novembro próximo. O evento anual da entidade que rege as modalidades do hipismo clássico reune cerca de 500 pessoas entre presidente e secretários gerais de 130 Federações Equestres Internacionais. A CBH - que em 2011 comemora 70 anos de história - ganhou a concorrência em uma disputa com as Federações dos Emirados Árabes e Azerbaijão.
"Apresentamos a melhor estrutura para a reunião tanto em transporte como acomodação. A reunião da FEI 2011 no Rio de Janeiro em muito nos honra e certamente será um marco para o Brasil rumo às Olimpíadas 2016", destaca Luiz Roberto Giugni.
Na Assembleia Geral da entidade em novembro de 2011 na China, as federações também reelegeram a Princesa Haya Bint Al Hussein por mais um mandato de quatro anos. A princesa foi eleita pela primeira vez em 2006. "Em nome da FEI, gostaria de dizer o quanto estamos felizes por este ano a Assembleia Geral Ordinária da FEI se realizar na vibrante cidade do Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Hipismo é filiada à FEI desde 1935, e esta contribuição ativa ao nosso esporte concedeu à América do Sul uma posição chave no cenário equestre mundial", declarou a sua Alteza Princesa Haya, em recente video comemorativo por ocasião da Festa do Prêmio Brasil Hipismo, em São Paulo, em 25 de fevereiro último.
Fonte: CBH - C. May