Na tarde desse domingo, 24, o GP Sociedade Hípica de Ribeirão Preto fechou com chave de ouro o Concurso de Saltos Nacional na charmosa entidade no interior paulista que contou com a participação de 500 cavalos nas diferentes séries de 1 a 1.40 metro. Sagrou-se campeão do GP Edison de Aguiar Coutinho montando Laeken JMen honrando as cores do Haras Agromen e de São Paulo.
Edison de Aguiar Coutinho garantiu uma das importantes vitórias em sua carreira
Foram 43 os concorrentes no GP, a 1.40 metro, com transmissão ao vivo pelo canal Bandsports. Após a 1ª volta com 13 obstáculos, conforme a regra, os melhores 25% - totalizando 11 conjuntos (cavalo/cavaleiro) dentre os quais nove sem faltas e dois com 4 pontos - habilitaram-se à 2ª e decisiva volta, desta feita com 8 obstáculos, com armação de Carlos Alberto Raposo Lopes.
O espetáculo foi bonito. Quinto conjunto em pista e primeiro a garantir duplo zero falta foi o cavaleiro da casa Nelton Marcon com Caroline JMen assumindo a liderança parcial, em 54s74. Mas por pouco tempo. Sétimo a largar na 2ª volta, o mineiro radicado em Orlandia, Edison de Aguiar Coutinho montando Laeken JMen fez a segunda pista limpa, registrando a boa marca de 48s73 - resultado que viria a lhe garantir um dos mais importantes títulos de sua carreira.
Com mais dois percursos sem faltas, o premiado ginete paulista Bartolomeu Bueno de Miranda Neto, o Totty, levou GK Romy Voltaire Design à 2ª colocação em 51s46. O 4º posto coube ao mineiro radicado em Ribeirão Preto Luiz Guilherme Ciampi com ML Pandora que trazia quatro pontos da 1ª volta e fechou a 2ª com pista limpa, 45s69.
Ainda antes do campeão subir ao pódio final, Totty e Gui Ciampi já preparam o banho de champagne; à frente o juiz internacional Pedro Cordeiro que conduziu o espetáculo
Nelton Marcon, representante da Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, comemora sua conquista em clique para posterioridade
Na 5ª colocação, em 48s37 e "amargando" uma falta no último obstáculo que lhe custou o 1º posto, aparece o cavaleiro top paulista José Roberto Reynoso Fernandez Fº com sua Renata JMen Sanol Dog Protécnica. Renato Martinez de Barros montando Fort Neuville de Joter fechou o placar na 6ª colocação, com um derrube na 2ª rodada, 52s69. Todos os seis primeiros colocados defendem São Paulo.
Edison, Totty, Nelton, Guilherme, Zé Roberto e Renato no alto do pódio
Palavras de um campeão
Comemorando a sua conquista, Edison, 33, valorizou os adversários. "Foi difícil. Tivemos muitos cavalos rápidos no desempate. Mas o Laeken saltou muito bem", declarou o cavaleiro que trabalha no Haras Agromen há 17 anos e traz em seu currículo diversos títulos - grande parte nas categorias de cavalos novos, além do bicampeonato paulista do interior, o vice-campeonato paulista senior 2009 e recentemente o 2º posto no GP do Haras Manoel Leão.
Adversários em pista comemoram unidos a merecida vitória do campeão Edison de Aguiar Coutinho
"Agradeço a toda família Ribeiro de Mendonça - titulares do Haras Agromen - ao Guilherme Blanco chefe da nossa equipe que seguramente faz parte nessa vitória', destacou o Edison que antes de mais nada havia dividido a emoção da vitória com sua mãe ao fone.
Natural de Minas Gerais, Edison começou sua carreira no Cepel, renomado centro hípico em Belo Horizonte, então de propriedade de Marcos Vale Mendes (in memorian). "O hipismo é esporte caro e só pude começar a montar graças ao Marcos Vale Mendes que me abriu as portas no Cepel. Por isso, quero deixar um agradecimento especial a ele e todos que me abraçaram e apoiaram, em especial, também ao Vitor Teixeira."
Festa completa
Acostumado a vitórias e a grandes concursos nacionais e internacionais, o vice-campeão Totty também estava satisfeito. "Monto a GK Romy Voltaire Design, uma holsteiner de 9 anos, desde o início do ano. Em quatro GPs tivemos três importantes classificações e certamente ela tem força para as provas mais fortes", comentou Totty que não poupou elogios à hospitalidade dos organizadores do concurso.
"Na 6ª feira Santa, tivemos uma grande confraternização com direito a peixada, boa música e piscina para concorrentes, familiares e amigos. Certamente foi uma festa ímpar no hipismo", destacou o cavaleiro da Sociedade Hípica Paulista.
Para Shaady Cury Junior, presidente da entidade anfitriã, a sensação era de missão cumprida. "Tivemos boas disputas, todos estão alegres e ambiente esteve muito bom."
Consulte o resultado completo .
Aguarde galerias de fotos, cobertura das Seletivas para o Mundial de Cavalos Novos e outras séries do evento.
Com a fonte: FPH - Carola May; fotos: Duílio / Tupa Vídeo