Com participação recorde foi dada a largada à 1ª seletiva do ano em solo brasileiro para formação da equipe brasileira de Adestramento rumo aos Jogos Panamericanos 2011 em Guadalajara no México.
Foram 23 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que competiram na Reprise São Jorge, válida como seletiva para Pan, no Concurso de Adestramento 3* na centenária Sociedade Hípica Paulista (SP). Ao todo nada menos que sete conjuntos computaram o índice de qualificação técnica, mínimo de 64% de aproveitamento na média final, conforme o critério da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Líder das seletivas que aconteceram em final de 2010, o medalhista panamericano Rogério Clementino, campeão do ranking senior paulista e brasileiro 2010, com seu lusitano Sargento do Top confirmou o favoristimo conquistando a 1ª colocação com 67,632%.
Rogério da Silva Clementino com Sargento do Top: vencedor da São Jorge, 1ª seletiva do Pan, na Sociedade Hípica Paulista; foto: Ney Messi
Em mais uma grande apresentação, Mauro Pereira Junior com o lusitano Tulum Comando SN, conjunto ainda novo nesse nível de competição, obteve o 2º posto, fechando com 66,632% e seu primeiro índice de qualificação.
Mauro Pereira Junior com Tulum mostrou todo seu potencial conquistando o 2ª posto
Na 3ª colocação aparece Rodolpho Riskalla apresentando o lusitano Nilo VO, conjunto vice-lider das seletivas em 2010, garantindo mais um índice 65,763%.
Rodolpho Riskalla com o experiente Nilo VO emplacou na 3ª colocação
Em 4º lugar chegou Rogério da Silva Clementino em sua estreia com o hannoverano Bravíssimo computando 65,605%.
Rogério e o hannoverano Bravissimo garantiram boa estreia
"Estou muito contente com meu resultado. O Sargento correspondeu às nossas expectativas e a estreia com o Bravíssimo - que está no Brasil há somente dois meses - foi muito boa. Ele tem muito potencial! Devo isso a toda a equipe e o apoio da Coudelaria Ilha Verde", comemorou o sul matogrossense Rogério, cavaleiro integrante da equipe medalha de bronze no Pan Rio 2007. "Também estou feliz com a contratação do técnico Eric Lette pela CBH que conhece muito bem o Adestramento brasileiro e já esteve conosco no último Pan."
Rogério Clemetino comemora com Victor Oliva (segurando troféu), titular da Coudelaria Ilha Verde, e o anfitrião Francisco de Almeida Leite, presidente da Sociedade Hípica Paulista
Já Luiza Almeida, a mais jovem amazona olímpica de todos os tempos e medalhista panamericana por equipes no Pan Rio 2007, também garantiu uma bela estreia com seu lusitano Pastor, 5ª colocada, com 65,553%.
Luiza com sua nova montaria: o belo lusitano Pastor
Outros dois conjuntos: André Ganc com o lusitano Utopia Imperial e Mauro, desta feita, apresentando o também lusitano Xamballum Comando SN comemoram a 1ª qualificação técnica, respectivamente, com 64,368% e 64,053%, na 6ª e 7ª colocação.
Valendo lembrar que Renata Rabello Costa com Monty, medalhista panamericana por equipes e melhor colocada na classificação individual, 11ª, no Pan Rio 2007, também recém registrou seu primeiro índice no Internacional 3* em Vidauban França, em 17/3. Ao mesmo tempo, enquanto a nata do hipismo brasileiro na seletiva obteve 7 índices, Renata e seu Monty registraram a segunda qualificação técnica no tradicional Internacional 3* no sul da França, com 64,158%.
Balanço
"Estamos muito contentes com o grande número de participantes na seletiva do Pan. Tenho certeza que vamos melhorar cada vez mais e com um critério justo e objetivo formar a melhor equipe para Guadalajara com grandes chances de medalhas", garantiu Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH.
Eduardo Caldeira, presidente da Federação Paulista de Hipsmo, com Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo
Não menos satisfeito estava o treinandor sueco Eric Lette, juiz de três Olímpiadas e dez Finais de Copa, que reassumiu o cargo de técnico da equipe brasileira de Adestramento até o final de 2012. "Acho que estamos com um panorama muito superior do que em 2005 quando assumi o treinamento do time brasileiro para o Pan Rio 2007", destacou Eric Lette. "Estou muito contente com o potencial dos cavalos e devemos chegar muito bem em Guadalajara", completou o técnico da equipe brasileira.
Coronel Salim Nigri, juiz internacional e diretor de Adestramento da CBH, com o experiente treinador e horseman juiz Eric Lette
Critério de seleção
O time de adestramento no Pan é formado por quatro conjuntos. Três serão escolhidos pelo critério objetivo e um pode ser escolhido subjetivamente.
Clique aqui e confira a íntegra do critério de seleção.
Marcelo Alexandre com Signo dos Pinhais vence Grand Prix
Três concorrentes disputaram o Grand Prix no início da tarde dessa sexta-feira. Valendo lembrar que o Grand Prix, também já é válido como critério de qualificação técnica para os Jogos Olímpicos 2012. Nesse caso, os candidatos a uma vaga precisam registrar índices iguais ou superiores a 64% junto a juizes de nível olímpico.
Marcelo Alexandro com Signo dos Pinhais, conjunto que defendeu Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2010, garantiu o 1º posto com 65,851%, e por duas vezes com notas superiores a 64% com as juizas nível Olímpico Mairbel Alonso e Elizabeth McMullen.
Marcelo Alexandre com Signo dos Pinhais estreou com vitória na temporada 2011
Rogério Clementino com seu Portugal, que também defendeu Brasil no Mundial 2010, obteve o 2ª posto, 64,234%, e um índice de qualificação. Completou o palcar na 3ª colocação, Luiza Almeida com seu Samba, amazona melhor colocada no Mundial 2010, com a média final 62,468% e um índice de qualificação.
A série Internaciconal contou contou com os juizes top internacionais Elizabeth McMullen, do Canadá, e Maribel Alonso, do México, ambas de nível Olímpico, ao lado os brasileiros Coronel Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita e Sabine Bilton.
O Concurso Internacional 3* acontece concomitantemente com um Concurso Naciconal para todos os níveis e categorias, prosseguindo até domingo, 27/3.
Fonte: Carola May; fotos: Ney Messi - ABPSL e CBH