Única competição neste estilo no Sul do Brasil foi marcada pelo alto nível técnico, renome dos cavaleiros e a excelente premiação de 463 mil reais. Depois de três finais de semana de muita disputa e viagens entre Florianópolis, 11 a 13/3, Passo Fundo, 18 a 20/3, e, finalmente, em Santa Maria, no Centro de Instruções do Exército, entre 25 a 27/3,o Circuito MD de Hipismo chega ao fim demonstrando que é possível realizar competições integradas de alto nível no Sul do país.
O final de semana em Santa Maria foi castigado pela chuva. Ainda assim, os bravos concorrentes e cavalos não se furtaram à competição. Sagrou-se campeão do GP Final do Circuito, o medalhista panamericano Vitor Teixeira com Cavaldor D, sem faltas na 2ª volta, em 35s80, pelas cores de São Paulo.
Vitor Teixeira atento ao jornalista Clery do portal Saúde pela Prática
Novamente por São Paulo, Rafael Ribeiro com Brucce Climber conquistou o 2º posto, sem faltas, 35s81. Na 3ª colocação aparece o gaúcho Rafael Kaipper com MD Vitosan Thalassa JK, pista limpa, 39s86. Em 4º lugar chegou o jovem talento mineiro Lucas Costa Araújo apresentando CRM Winton que zerou em 39s86.
Completaram o placar na 5ª e 6ª colocação, Fernando José de Assis Costa com WFH QI Z, por São Paulo, e a catarinense Sarah Pereira Willrich montando Wogena, ambos com uma falta, em 36s22 e 36s86.
Jovem amazona Marina comemora classificação entre feras
Já na altura de 1,20m/1,25m, a novidade entre os primeiros colocados foi a jovem gaúcha Marina Dal Agnol, filha do patrocinador do Mauricio D´Agnol, titular do Haras MD em Passo Fundo. Aos 14 anos, Marina concorreu com os nomes mais tradicionais e expoentes do hipismo e conseguiu o seu lugar no pódio do Circuito MD, conquistando a 5ª colocação. O primeiro colocado desta 1,20m/1,25m foi o paulista Fernando José de Assis Costa, o Bigorna, seguido pelo gaúcho Denis Gouvea e o campeão da série principal Vitor Teixeira.
“A Marina está neste ano em uma nova categoria, a pré-júnior, por isso há uma adaptação com os cavalos, que é normal. Embora o resultado seja o melhor que poderíamos esperar dela”, comemorou Dal Agnol, pai da amazona.
A jovem gaúcha Marina Dal Agnol em belo na etapa do Circuito MD de Hipismo no bem estruturado Centro Hípico e Manège MD em Passo Fundo, de propriedade de sua família
Na altura de 1,10m os primeiros colocados no circuito foram Beatriz Bier Joahnnpeter, Tatiana Capra de Castro, Carolina Steinbach Diaz, João Cominese Freire e Theodora Ghizoni Junckes. Na série 1,00m os melhores foram Marina Luz Pettini, William Pacheco, João Carlos Mazzaferro, Micheli Zanferari e Julia Tedesco Berzona.
Balanço
Para o proprietário do Centro Hípico e Haras MD, Maurício Dal Agnol, a primeira edição foi um sucesso, pois os grandes nomes no hipismo estiveram participando. “A intenção é realizar o segundo circuito no ano que vem. Como foi o primeiro, já percebemos algumas melhorias que devem ser feitas para a próxima edição. Mesmo assim, principalmente, na etapa de Passo Fundo, reunimos os melhores cavaleiros e amazonas, numa grande festa e integração do esporte, sem contar o nível elevado das disputas, garantiu Dal Agnol.
O empresário Emerson Vonto Bel, General Etchegoyen, o prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer e Maurício Dal Agnol
Com as fontes Assessoria Haras MD - Jacques Hickmann e FPH; fotos: Divulgação