O cavaleiro paulista Lourenço Vieira da Silva, o Louro, levou a égua Singular Pia Lena JMen à vitória no Grande Prêmio Omar Camargo Corretora de Câmbio e Valores Ltda nesse sábado, 30/4, na Sociedade Hípica Paranaense em Curitiba.
Lourenço com Singular Pia Lena JMen em clique de arquivo no Brasileiro de Seniores no Rio, onde o conjunto campeão do ranking paulista e brasileiro senior (categorias máximas) conquistou o vice-campeonato; crédito: Alexandre Vidal
Disputado em duas voltas a 1.50 metro, com armação do course-designer top belga Luc Musette, a 1ª volta foi válida como etapa seletiva rumo aos Jogos Panamericanos 2011 - em que César Almeida com sua nova montaria Vanity Império Egípico, uma sela belga de 13 anos, levou melhor realizando um dos dois percursos sem falta. O cavaleiro optou por não saltar a 2ª volta.
Dos 33 inscritos, nove habilitaram-se ao desempate com as duas pistas limpas e outros sete com um derrube. E, na 2ª e decisiva rodada, quem levou a melhor foi mesmo Lourenço Vieira da Silva com Singular Pia Lena JMen, égua de criação nacional de apenas 9 anos, que vinha com um derrube da 1ª volta e garantiu pista limpa na 2ª, no espetacular tempo de 39s88.
"A Pia Lena saltou muito bem. Estou andando dentro do esperado, quero melhorar até o Best Jump e chegar bem em forma no Campeonato Brasileiro em São Paulo que pode realmente decidir uma das vagas na equipe brasileira do Pan", destacou Lourenço, campeão do ranking paulista senior top e vice-campeão brasileiro senior (categoria máxima) em 2010, que levou 10 mil reais em premiação.
Na 2ª colocação aparece o sempre competitivo jovem talento Guilherme Dutra Foroni com EF Bartolomeu, campeão do ranking paulista e brasileiro junior 2010, que também trazia 4 pontos da 1ª volta e zerou a 2ª, em 43s49, rendendo-lhe sete mil reais.
O paranaense que representa São Paulo Felipe Juarez de Lima levou a Zuleika Método à 3ª colocação, com um derrube da 1ª passagem e fechando também o trio que zerou a 2ª volta, em 44s73. Na 4ª colocação aparece Vitor Alves Teixeira com Alcazar Império Egípcio que vinha com pista limpa da 1ª volta (mas não compete pela seletiva do Pan) e fechou a 2ª volta com um derrube em 52s65.
Com mais um bom resultado no processo seletivo, Francisco José de Mesquita Musa com o Brasileiro de Hipismo Premiere Xindoctro Método, obteve a 5ª colocação, seguido por Andrea Guzzo Muniz Ferreira com Wegonda, ambos com uma falta em cada passagem somando 8 pontos, em 44s67 e 44s89. Todos os seis primeiros colocados representam São Paulo.
A luta por uma vaga no Pan
Musa e o Brasileiro de Hipismo Xindoctro Método mantiveram a liderança matematica (extra-oficial) na 2ª de 4 seletivas em solo brasileiro rumo ao Pan 2011, pois poderia em tese optar pelo descarte do resultado do GP de Curitiba e foi o grande vencedor na soma da 1ª etapa seletiva no Rio. César Almeida que estreou com Vanity Império Egípcio, que não saltou no Rio, também vem bem. Mas não tem ainda a opção de descarte e traz a pontuação da prova de caça da 6ª feira, em que obteve o 4º posto.
O medalhista panamericano César Almeida comemorou um resultado com sua nova montaria Vanity Império Egípcio; foto arquivo: Ju Ribas - jotadesign
"Adquirimos o Vanity com o objetivo de conquistar uma vaga no Pan", comemorou César, que está sob a sela do animal de propriedade de Daniel Aguiar há apenas uma semana. "Estou muito feliz com essa oportunidade que caiu do céu", acrescentou o César, integrante das equipes de ouro no Pan Rio 2007 e bronze em Santo Domingo 2003.
Luiz Felipe de Azevedo Filho montando Special, o vencedor da prova de caça / seletiva do Pan em 29/5, fechou na 10ª colocação, com 5 pontos - um derrube e 1 ponto por excesso, em 82s29.
Clique aqui e consulte o resultado completo do GP.
Consulte as normas do processo do seletivo rumo ao Pan.
Fonte: Carola May