superior hipismo 2

portaltransparencia icone

ID CBH 4

No início da tarde dessa sexta-feira, 29/4, a elite do hipismo mundial largou na 2ª parcial da Final Copa do Mundo de Saltos na espetacular arena do Exhibition Center em Leipzig, Alemanha.

O Leipzig Exhibition Center na Alemanha: palco das Finais de Copa do Mundo em 4 modalidades
 

Foram 40 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que largaram na 1ª passagem, a 1.50 metro - com 13 obstáculos incluindo um duplo e triplo totalizando 16 esforços - em que o course-designer alemão Frank Rothenberger cumpriu a risca a promessa de incrementar o grau de dificuldade. Ainda assim sete concorrentes habilitaram-se a um emocionante desempate.

O primeiro a largar foi o venezuelano Pablio Barros coma égua G&C Quick Star que fechou com duas faltas,42s02. Depois o espanhol Sergio Alvarez Moya com seu elegante garanhão Action-Breaker optou por percurso cauteloso "sem tocar na madeira", em 48s79. Sempre competitivo, o norte-americano McLain Ward com Antares F registrou o melhor tempo do desempate 39s37, mas com uma falta.

Com a mesma determinação, o atual campeão olímpico, o canadense Eric Lamaze e seu Hickstead voaram a pista cruzando a linha de chegada em 40s68, pista limpa - resultado que permaneceria imbatível até o final.

Eric Lamaze e Hickstead garantiram espetacular vitória rumo à Final e vêm com boas chances de subir  pódio na 32ª edição da Final da Copa do Mundo de Saltos; foto: FEI / Kit Houghton
 

A seguir, o holandês Gerco Schroeder com Eurocommerce New Orleans, 4º colocado na 1ª parcial, cruzou a linha de chegada sem faltas, em 44s77. Segundo colocado na largada da competição, o alemão Christian Ahlmann com Taloubet Z também zerou em apenas 20 centésimos a mais que Lamaze, registrando 40s86.


 O premiado ginete holandês Gerco Schroeder com Eurocommerce New Orleans; foto: FEI / Kit Houghton
 

 Líder parcial rumo à Final Christian Ahlmann com Taloubet Z em mais um clique espetacular na arena de Leipzig; foto: FEI / Kit Houghton 
 

Faltava então apenas o grande vencedor do primeiro dia, o alemão Marco Kutscher montando Cash que acabou cometendo um falta no meio do triplo, em 40s89.

Marco  Kutscher e Cash também lideram rumo à Final; foto: FEI / Kit Houghton
 

Estava definido o placar da prova com vitória do conjunto de ouro olímpico Eric e seu Hickstead, que totalizando 6 pontos perdidos (pp) trazidos do primeiro dia de competição passou para o 5º posto na classificação geral rumo à grande final de domingo, 1/5.

"Essa é a primeira Final de Copa do Mundo do Hickstead. Eu sempre quis que ele participasse disso antes de encerrar sua carreira", declarou Lamaze, referindo-se a um dos melhores cavalos de todos os tempos. "Ontem cometemos um derrube e hoje tivemos alguns desentendimentos na 1ª passagem, mas ele esteve grandioso no desempate. O Hickstead tem carreira fantástica e vencer hoje foi maravilhoso, especialmente, também perante a Rolex, meu novo  patrocinador."

Liderança alemã rumo à Final

Pelas cores dos donos da casa, Christian  Ahlmann e  Taloubet Z e Marco Kutscher com Cash dividem a liderança parcial para a Final que terá a participação de29 concorrentes.Gerco Schroeder com Eurocommerce New Orleans vem em 3º lugar com apenas 1 pp.

Ahlmann e Kutscher declararam-se felizes com o placar. "Nós nos conhecemos há 15 anos e somos bons amigos", garantiu Kutscher. "Estou muito feliz com essa primeira liderança em uma final de Copa do Mundo ainda mais mediante os riscos que corri ontem e o meu cavalo ter saltado tão bem hoje."

E a boa supresa mesmo é a amazona neozelandesa Katie McVean, de apenas 24 anos, com Delphi, 4ª colocada rumo à Final com 4 pp, que ficou de fora do desempate com somente 1 ponto por excesso de tempo e havia chegado em 6º lugar na 1ª parcial. Fazendo jus a presença feminina, a amazona top sueca Malin  Baryard-Johnsson com  H&M Tornesch vem em 6º lugar, 8 pp.

Pelas cores do Brasil

O cavaleiro paulista Yuri Mansur, campeão da Liga Sulamericana 2010, após montar com Chico Z na 1ª parcial, optou por competir cin Vip vd Keersod e fechou a difícil 1ª passagem com 9 pp em 79s01. Já o gaúcho radicado no México Eduardo Menezes com Tomba acabou cometendo 4 derrubes, 16 pp.

 Estreantes em Finais de Copa do Mundo, Yuri com Vip vd Keersod (acima) e Eduardo Menezes com Tomba (abaixo) honraram as cores do Brasil; fotos: Chris Morais / Camera Hipismo
 
 


Com esse resultado, Yuri fechou a 2ª parcial na 30ª colocação e pode estar entre os 29 finalistas caso haja alguma desistência. Eduardo e Tomba vêm em 31º lugar empatados com o sírio Ahamd Saber Hamcho montando Wonderboy III  podendo se houver desistências ou desqualificações também participar da decisão. A amazona paulista que defende Portugal, Luciana Diniz montando Winningmood perdeu 12 pontos na 2ª parcial e ocupa o 27º posto empatada com norte-americano Rich Fellers com Flexible.

Fatos e feitos

  • A desistência Abdullah Al Sharbatly, vice-campeão olímpico, reduziu os partipantes para 40 na 2ª parcial.
  • Foram sete os conjuntos habilitados ao desempate.
  • São 29 os concorrentes qualificados para a grande final que sagrará o campeão do Rolex FEI World Cup™ Jumping 2010/2011.
  • 1 cavaleiro - Tilt Kivisild / Cinnamon da Estônia - desistiu na 1ª passagem.
  • Dois conjuntos terminaram a 1ª passagem com apenas 1 ponto perdido: Katie McVean / Delphi da Nova Zelândia e Simon Delestre / Couletto da França.
  • Katie McVean, de 24 anos, é filha do famoso cavaleiro australiano Jeff McVean que está apostentado.
  • 8 concorrentes terminaram a 1ª volta com apenas 1 falta.
  • O tempo de concedido, originalmente de 79s, foi reduzido para 76 segundos após a entrada dos três primeiros conjuntos.
  • Os alemães Christian Ahlmann e Marco Kutscher dividem a lidrança rumo a Final, ambos com zero ponto perdido.
  • O defensor do título e tricampeão Marcus Ehning da Alemanha encontra-se empatado na 7ª colocação.
    Representantes de 8 países estão entre os 10 primeiros rumo à Final.

Consulte ordens de entrada e o resultado completo.

Fonte: Carola May com FEI - Louise Parkes

Patrocinadores:

Neodent logo rgb 2024 noclaim color           Gauss Capital preta          zagros capital
VINCI LOGO     imperioegipicio    sASA    logo cariama.cdr
                       
 logo rocha 35            anonimo        

    novo logo cob 75                              sec esporte 2              seloLeiIncentivoVertical 72           EUw1EH7X0AE6DBv          institutoethos               pactopeloesporte                 

CBH - Site Oficial da Confederação Brasileira de Hipismo -
Rua Sete de Setembro, 81 - Ed. Moscoso Castro, 3º andar - CEP: 20050-005 Rio de Janeiro (RJ) - Tel: (21) 2277-9150

Horário de Funcionamento: 08:00 às 18:00 hrs - Seg. à Sex.

© Copyright 2010 - 2017 | Todos os direitos reservados.