A Sociedade Hípica Paranaense (SHPr) sediou, entre 27/4 e 1/5, o Concurso Salto Nacional – Cidade de Curitiba 2011 (CSN***), que reuniu a elite do hipismo nacional e contou com premiação expressiva, no valor total de R$ 122.500,00 e grande presença do público. O evento também recebeu etapas seletivas para formação das equipes que representarão o Brasil em dois grandes campeonatos – os Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, no México, e o Mundial de Cavalos Novos 2011, em setembro em Lanaken, na Bélgica.
O principal evento do calendário anual da SHPr possui graduação três estrelas e reuniu competidores jovens, amadores e profissionais top de vários estados do Brasil, nas provas 1 a 1.50 metro. Em Curitiba, participaram atletas de diversas categorias, de Mini-Mirim a Sênior.
Na sexta-feira, 29/04, um trio carioca levou a melhor na primeira seletiva do Pan-Americano, em prova patrocinada pela Rede de Hotéis Deville. Luiz Felipe de Azevedo Filho, montando Fape Special, levou a melhor e conquistou o primeiro lugar em tempo total de 75s84, sem faltas. Em outro grande resultado para o Rio de Janeiro, Fábio Leivas, campeão do ranking brasileiro sênior 2010, garantiu a segunda colocação com o cavalo Lancelot Domar, em 77s71. O jovem talento Pedro Henrique Monteiro, montando JCR Emington, conquistou o terceiro posto, em 78s, também sem faltas.
Luiz Felipe de Azevedo Filho com seu Special, conjunto campeão brasileiro senior 2010, venceu na 1ª prova válida como seletiva rumo ao Pan; foto arquivo: Alexandre Vidal
Já no sábado, 30/04, saiu vencedor do Mini GP Construtora San Remo o consagrado cavaleiro mineiro radicado em São Paulo, Vitor Alves Teixeira, montando Caredico, em 33s40 no desempate. Por Santa Catarina, João Vitor Marcon, com a égua HFP Frederika, faturou o segundo lugar, enquanto o carioca Felipe Amaral, com o cavalo Fape Dante, conquistou a terceira colocação.
Vitor Teixeira com Caredico na volta da vitória do mini GP Construtora San Remo; foto: Naideron Jr
Ainda no sábado, o cavaleiro paulista Lourenço Vieira da Silva levou a égua Singular Pia Lena JMen à vitória no Grande Prêmio Omar Camargo Corretora de Câmbio e Valores Ltda, César Almeida com Vanity Império Egípcio - único candidato a uma vaga no Pan a garantir pista limpa na 1ª volta - foi o vencedor da prova seletiva rumo aos Jogos.
Lourenço Vieira da Silva com Pia Lena JMen, vencedor do GP Omar Camargo Corretora de Câmbio e Valores Ltda. em clique de arquivo no Rio Janeiro; foto: Alexandre Vidal
César Almeida em clique com Laskara de Joter que também emplacou em Curitiba; foto: Ju Ribas
Na segunda colocação apareceu o jovem talento Guilherme Dutra Foroni com EF Bartolomeu, campeão do ranking paulista e brasileiro Junior 2010, que zerou a segunda volta em 43s49. O paranaense que representa São Paulo, Felipe Juarez de Lima, movimentou a torcida e levou a égua Zuleika Método à terceira colocação, com um derrube da primeira passagem e também zerando a segunda volta, em 44s73.
No domingo, 1/5, último dia do concurso, o paulista Marco Aurélio Viola, montando Macanuda 3K, venceu a prova Mini GP Porto Frio Cozinhas Profissionais com obstáculos de 1,20m. De Goiás, Alberto Bento Sinimbu, com GR Armani, ficou em segundo lugar no desempate, com tempo de 38s19, seguido do conjunto Juliano Loureiro Carlos e WFH Louer, no terceiro lugar, com 38s57.
No Grande Prêmio San Remo Cidade de Curitiba, prova principal do dia com obstáculos de 1,40m, mais uma vitória para o carioca Luiz Felipe de Azevedo Filho voltou a ser destaque com o cavalo Fape Tristan, superando os demais conjuntos, com tempo de 38s23, no desempate. Pelas cores de São Paulo, Artemus de Almeida e Dimensional Landritter do Feroleto II e Lourenço Vieira da Silva e Singular Offenback de Fritot conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente.
O carioca Felipinho Filho comemorou duas grandes vitórias em Curitiba; foto: Naideron Jr
Sempre competitivo, Lourenço em clique com Offenback de Fritot; foto: Naideron Jr
O CSN Cidade de Curitiba teve chancela da Confederação Brasileira de Hipismo e Federação Parananense de Hipismo com patrocínio das empresas Construtora San Remo, Omar Camargo Corretora de Câmbio e Valores Ltda., Porto Frio Cozinhas Profissionais, Gerdau Aços Longos, Dal Agnol Advocacia e Rede de Hotéis Deville. O evento recebeu também o apoio da Vila Sierra Interiores e da maison Bazaar Fashion.
Um pouco sobre a Sociedade Hípica Paranaense
Atualmente a Sociedade Hípica Paranaense (SHPr) é presidida por Flávio de Castro Martinez Filho, empossado em 9 de fevereiro de 2011. Segundo ele, um dos focos de sua gestão será manter a presença da SHPr no contexto hípico nacional, buscando constantemente a excelência nas instalações para a prática do hipismo e nos eventos que a SHPr realiza e promove.
A entidade foi fundada no dia 14 de julho de 1945 e é origem do antigo sonho de 27 jovens cavaleiros de famílias curitibanas. O que impulsionava esses jovens idealistas era a sua intensa paixão por cavalos e a vontade de difundir o hipismo, na época esporte ainda restrito no Brasil.
Atualmente, a Sociedade Hípica Paranaense é ponto de referência no ensino de equitação e nos eventos sociais curitibanos. Desde então, a Hípica vem mantendo a mesma qualidade e valores que lhe deram fama, atraindo pessoas de todos os lugares e de todas as idades e oferecendo instalações especialmente desenvolvidas para prática do hipismo e para a promoção do contato social.
Com a fonte: MCOMM Comunicação Dirigida - Marcus Contin e Carolina Furquim