Em uma eletrizante disputa, o GP Vivo movimentou o 1º HRC Horse Show no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba no interior paulista, na noite desse sábado, 28/5. Para os donos da casa, o resultado não poderia ser melhor com a vitória de seu cavaleiro Francisco José de Mesquita Musa montando Premiere Carthoes BZ.
Musa com Premiere Carthoes BZ salta para vitória no GP Vivo - HRC Horse Show; foto: Anna Paula Carvalho
Foram 42 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que largaram na 1ª volta do GP, a 1.45 metro, com direito a transmissão ao Vivo da Bandsports e Horse Show Brasil, a webtv da Federação Paulista de Hipismo (FPH).
Conforme a regra, os 11 melhores classificados habilitaram-se para a 2ª e decisiva rodada dentro os quais somente dois somente dois haviam zerado o primeiro percurso idealizado pela course designer internacional Marina Azevedo: o mineiro Musa e Premiere Carthoes BZ, pelas cores de São Paulo, e o catarinense João Vitor Marcon montando Cantonius JMen. Outros seis conjuntos traziam apenas uma falta da 1ª rodada, observando que na corrida pelo título valia a soma de pontos das duas voltas e tempo da 2ª.
Sempre competitivo, o cavaleiro top paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Cartujano JMen Sanol Dog Protécnica assumiu a liderança com uma falta na primeira volta e pista limpa em 38s36.
A categoria do conjunto Zé Roberto com Cartujano JMen Sanol Dog Proténica; foto: Anna Paula Carvalho
Depois que João Vitor e seu Cantonius JMen, conjunto estreante em GPs, registraram um derrube no último obstáculo da 2ª volta em 45s44 - um resultado que viria a lhe garantir o 5º posto no placar final - somente Musa poderia fazer duplo zero falta e bater a marca de Zé Roberto.
Dito e feito. Musa entrou em pista com seu Premier Carthoes BZ, animal Brasileiro de Hipismo de apenas 8 anos, em ritmo cauteloso, muita concentração e saltos espetaculares do início ao fim conquistando o título com duas pistas limpas, em 45s7.
A merecida comemoração do grande campeão do GP Vivo: Francisco José de Mesquita Musa; foto: Anna Paula Carvalho
Enquanto o mineiro de Três Corações comemorava em pista, o público aplaudia de pé o campeão do GP Vivo do HRC Horse Show. Conhecido pela sua habitual frieza, Musa dessa não escondeu sua emoção. "Estou muito contente. Monto o Carthoes BZ desde seus dois anos de idade e o proprietário dele Gilberto Ramalho (falecido precocemente em janeiro de 2009) acreditava muito nele. Essa foi a nossa primeira vitória em um GP e certamente ele gostaria muito de ver isso", declarou Musa, campeão do ranking brasileiro senior 2009 e atual vice-lider das seletivas em solo brasileiro rumo aos Jogos Panamericanos 2011.
Francisco Musa com sua mãe Silvana, o anfitrião Milton Minello, titular do Helvetia Riding Center, e Marisa Ramalho; foto: Anna Paula Carvalho
Musa, que também integra o quadro de diretores do Helvetia Riding Center, ainda comentou o acumulo de funções. "Fazer parte da organização e saltar não é fácil. Mas deu tudo certo', declarou o campeão, cercado pela família, amigos e fãs.
Musa recebe o carinho de sua mãe e maior fã Silvana; foto: Anna Paula Carvalho
Sagrou-se vice-campeão Zé Roberto com seu Cartujano JMen Sanol Dog Protécnica, de 9 anos e também de criação nacional. Já o 3º posto coube ao medalhista panamericano César Almeida apresentando Laskara de Joter, que cometeu um derrube na 1ª volta e zerou a 2ª em 40s85.
Em grande fase, o jovem talento José Luiz Guimarães de Carvalho, que recém venceu GP The Best Jump em Porto Alegre, levou VDL Vannssa Polana ao 4º posto com uma falta da 1ª volta e pista limpa na 2ª, 42s35. Atrás de João Vitor e Catonius JMen, o 6º posto foi para Musa, desta feita, com Multicavalos Chaman Z, com uma falta em cada passagem, em 35s52.
A comemoração dos campeões do GP Vivo -- 1º HRC Horse Show; foto; Anna Paula Carvalho
Com a fonte: Carola May; fotos: Anna Paula Carvalho