Em um dos Derbys mais difíceis do mundo, Eduardo Menezes, gaúcho radicado nos México e em atividade nos EUA,sagrou-se vice-campeão na final do tradicional CSI 5* Spruce Meadows National, no último domingo, 12/6, em Calgary, no Canadá.
Perante um público de nada menos que 33 mil fãs do esporte com direito a sol no início da competição, 21 cavaleiros largaram Derby Nexen Cup, a 1,60 metro, considerado um dos mais difíceis do mund, com 175 mil dolares canadenses em premiação.
Nº 8 em pista, Eduardo com o espetacular Percynality, de 13 anos, registrou apenas 1 falta e um ponto por excesso, em 165s689 no percurso com menos que 25 obstáculos, idealizado pelo course-designer top Leopoldo Palacios da Venezuela e executado pelo brasileiro Guilherme Jorge.
Eduardo Menezes com seu Perncynality na descida da banqueta, costumeiro obstáculo em um percurso de Derby
Varas cairam para nomes como Michael Whitaker e Eric Lamaze até que a top norte-americana Leslie Howard com seu experiente Lennox Lewis 2 bateu a marca do brasileiro com apenas uma falta, em 158s420. Esse foi o quarto título de Leslie no Derby e o segundo com Lennox.
"Estou emocionado em ter emplacado tão à frente, ainda mais que esse foi apenas meu segundo Derby com o Percynality", comemorou Eduardo,30, gaúcho radicado no México e EUA, que recém defendeu Brasil na Final da Copa do Mundo.
No mesmo concurso, o ginete paulista radicado nos EUA, Paulo Sérgio Santana com seu Taloubet foi o 3º melhor cavaleiro da série 1.60 metro. No Derby, Paulo e Taloubet emplacaram na 6ª colocação, com dois derrubes, em 165s689.
Resultado completo - clique aqui.
Fonte: CBH com dados imprensa local; foto: cedida