Em excelente fase em 2011, o cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, subiu três posições no ranking da Federação Equestre Internacional (FEI) e, agora na 14ª colocação, alcançou a melhor marca de sua carreira no hipismo. Ele é também o brasileiro mais bem colocado na relação, que tem o atual campeão olímpico canadense Eric Lamaze como líder.
Nesta temporada, Doda conquistou os GPs da Final do Diamond Tour e do CSI três estrelas Magna Racino, na Áustria, o GP do CSI duas estrelas de San Remo, na Itália, além dos de Bordeaux, na França, e de Basel, na Suiça, e a primeira etapa do Global Champions Tour (GCT), em Doha, no Catar.
Doda Miranda com seu AD Ashleigh salta para a vitória na abertura do Global Champions Tour 2011 no Catar; foto: site GCT
Doda também liderou o ranking do GCT, maior circuito hípico do mundo - marca nunca antes alcançada por um brasileiro, desde a criação da competição, em 2006. Além disso, o ginete venceu a prova de abertura do GCT de Estoril, em Portugal, a prova de caça na etapa de Cannes, na França, a prova com obstáculos a 1,45m do CSI três estrelas Magna Racino, na Áustria, e do Soul Hermes em Paris, na França.
Na próxima semana, o brasileiro terá a prova de Aachen, na Alemanha, pela frente. Depois, entre os dias 22 a 24 de julho, o cavaleiro salta a sétima etapa do GCT, em Chantilly, na França.