No último final de semana, entre 14 e 17/7, a charmosa Sociedade Hípica Catarinense recebeu o Campeonato Brasileiro de Salto das categorias Mini-mirim, para jovens entre 8 e 11 anos, e Pré-mirim, de 12 a 14 anos. Ao todo 77 conjuntos (cavalo/cavaleiro) - 31 mini mirins e 46 pré-mirins (categoria de transição para a categoria mirim) representando Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Paraná, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba - disputaram um acirrado páreo nos percursos desenhados por Vailton Jaci Cordeiro, o Baíca, do Paraná.
Na final por equipes na sexta-feira, a geração futuro de São Paulo levou dois ouros e a de Santa Catarina conquistou duas medalhas de prata. Os jovens talentos do Paraná foram bronze no mini mirm e Brasília na categoria pré-mirim.
Festa no pódio pré-mirim com mais um ouro para São Paulo, liderado por Luiz Ribeiro, o vice-campeonato para Santa Catarina, capitanaeado Artísio Prandinin, um dos anfitriões e presidente da Federação Catarinense de Hipismo, e time de Brasília liderado por José Cabral, na 3ª colocação; foto: Grace Carvalho
Eram os seis os conjuntos que viraram a liderança antes da prova Final: Siew Chiang com VL Asterix Latin FHBr e Cavallus Europa, por Brasília, Paulo Miranda com Flash, por Pernambuco, Theodora Ghizoni Junckes com Zambo Faculdades Cesusc e Rodrigo Jardim da Rosa com SS Tijuca, ambos pelas cores da casa, e Rodrigo Junqueira Reis Marchezzi com seu Kiss, por São Paulo.
Já após os dois percursos do prova final dois mantinham-se zerados habilitando-se ao desempate para decisão pelo ouro e prata individual. Outros sete computavam um derrube e também voltaram à pista na briga pelo bronze e a definição das demais posições no pódio.
Impecável, a brasiliense Siew Chiang com Cavallus Europa, que também havia vencido a 1ª prova ao cronômetro, conquistou o título brasileiro em mais percurso sem faltas na excelente marca de 31s02.
Com muita categoria Siew Chiang liderou de ponta e ponta sagrando-se campeã brasileira pré-mirim 2011 pelas cores de Brasilia; foto: Grace Carvalho/divulgação
Pelas cores da casa, o catarinense Rodrigo Jardim da Rosa com SS Tijuca também garantiu o sexto percurso limpo durante o campeonato em 34s73 conquistando o vice-campeonato.
O vice-campeão Rodrigo Rosa recebe seu prêmio das mãos de Artísio Prandini, presidente da Federação Catarinense de Hipismo; foto: Tupa Vídeo
Em 3º lugar chegou Giovanna Amorim apresentando Linda, sem faltas, no desempate, em 29s84.
Giovanna Amorim sendo premiada pelo cavaleiro olímpico Caio Sérgio de Carvalho, diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo; foto: Tupa Vídeo
A 4ª colocação foi para Rodrigo Junqueira Reis com Marchezzi Kiss, sem faltas, 32s22, seguido por Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça com Geysa HV, um derrube, 29s80. Todos os três por São Paulo. Completou o placar na 6ª colocação, o pernambucano Paulo Miranda montando Bugre, uma falta, em 32s19.
Os campeões brasileiros da categoria pré-mirim comemoram no alto do pódio; foto: Grace Carvalho
Clique aqui e consulte o resultado completo.
Aguarde galeria de fotos!
Fonte: Carola May; fotos: Tupa Vídeo e Grace Carvalho/divulgação