O mineiro Pedro Paulo Lacerda, montando Empire Cepel Sítio Chuin, foi o grande vencedor do Grande Prêmio Haras Massangana, que fechou este domingo, 28, o 11º Concurso Nacional Hípico de Inverno, de 25 a 28/8, no próprio Haras Massangana, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Formada por duas passagens desenhadas pela course designer Lucia Faria, a prova teve um único duplo zero do experiente Pedro Paulo. O mineiro administrou muito bem a vantagem saltando com muito cuidado a segunda volta, cravando 51 segundos.
A bela paisagem da serra que enfeita o Haras Massangana; foto: arquivo Haras Massangana
O jovem talento de São Paulo, Guilherme Dutra Foroni, com seu EF Bartolomeu, vinha com quatro pontos da primeira passagem, mas concluiu o segundo percurso sem faltas e no ótimo tempo de 41s32, o que lhe rendeu a 2ª colocação na prova a 1,50 metro. Guilherme, 19 anos, tem em seu portfólio os títulos de campeão do ranking Junior 2009 da Federação Paulista de Hipismo e da Confederação Brasileira de Hipismo.
O 3º posto ficou com Luiz Francisco de Azevedo e Caschimire, 4 pontos na primeira passagem e zero na segunda em 43s24. O 4º lugar também foi do talentoso carioca montando Audácia Santa Cecília. Assim como Pedro Paulo, Francisco e Audácia zeraram a primeira passagem, porém cometeram um derrube no último obstáculo da segunda, em 43s29.
Completaram o pódio do Grande Prêmio o paulista Yuri Mansur / QH Chico Z, 8 pontos em 39s70, em 5º e Rodrigo Sarmento / Adelaide de Laubry, duas faltas em 42s06, na 6ª colocação por Minas Gerais.
Vista parcial da charmosa pista de grama do Haras Massangana; foto: Aline Rickly
Mini GP Icatu Seguros
Oito conjuntos se habilitaram ao desempate do Mini GP Icatu Seguros, no sábado 27, a 1,40 metro de altura. Segundo cavaleiro do desempate, o carioca Felipe Amaral e seu Fape Dante imprimiram um ritmo forte e arriscaram bastante, zerando o percurso em 32s27, marca que não foi superada por nenhum dos concorrentes.
Quem chegou mais perto foi a amazona top carioca Stephanie Macieira que, ao dorso de Une Prince Domar, zerou em 32s70 e ficou com a 2ª colocação. Na 3ª posição ficou o chileno Bernardo Naveillan com Cachetana, zero em 32s90.
Entre os vencedores de todas as séries - 1 a 1,50 metro - foram distribuídos mais de cem mil reais em espécie, além de troféus, medalhas, escarapelas e brindes. Os tratadores dos cavalos campeões também foram premiados.
Fonte: Lucíola Barbosa com info Boletim Hípico; foto: Aline Rickly e arquivo Haras Massangana