27 de agosto de 2011. Esta data será lembrada por cavaleiros, amazonas e pecuaristas de diversas regiões do país pela alta competitividade e organização durante a 1ª Copa de Enduro Equestre do Haras Engenho.
Enduristas cruzam a linha de chegada no Haras Engenho; foto: Germipasto
O evento aconteceu no Haras Engenho, localizado em Maracaju, Mato Grosso do Sul. Mas dias antes das provas o trabalho já estava em ritmo acelerado. Máquinas, tratores e organizadores em total sintonia. A preparação dos 146 quilômetros de trilhas era minuciosa.
Planejamento e investimentos em prol de um esporte que cresce ano a ano no Brasil. O enduro equestre tem se tornado realidade no país. É claro, muito ainda pode e deve ser feito, entretanto, o Haras Engenho já deu a largada para o avanço do esporte, através do seu titular – Laucídio Coelho Neto – um apaixonado por cavalos.
Muito mais do que as provas disputadas, o momento foi de descontração entre os presentes na propriedade. Um churrasco tradicional com o melhor da carne sul-mato-grossense foi servido. Além disso, músicas com duplas e conjuntos nascidos no Estado.
Mas voltando à competição. Na organização, onze veterinários foram os responsáveis pelas avaliações clínicas dos animais durante as paradas nos anéis e também no vet-check. O evento contou com a presença de um médico veterinário uruguaio, uma determinação da FEI (Federação Equestre Internacional).
Foram disputadas as provas de 120 km, tanto para Adultos quanto da Young Riders, que classificou os campeões para o campeonato mundial que acontece em dezembro, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Na prova de Adultos, o primeiro colocado foi Rafael Salvador, enquanto na Young Riders o vencedor foi Fernando Velzi.
Além dessas provas principais houve disputa também na de 80 km Adulto, sendo a vencedora Renata Salvador; 60 km Adulto vencido por David Almeida; 60 km Young Riders, com Felipe Zandavalli chegando em primeiro lugar; 60 km Mirim, com Fernanda M. de Abreu na primeira colocação. O evento foi homologado pela Federação Equestre Internacional e pela Confederação Brasileira de Hipismo.
Assista o link com cobertura do patrocinador Germipasto
Fonte: Leonardo Carriço - Germipasto