Começa nessa quinta-feira, 22/9, na charmosa Sociedade Hípica de Brasília, o Campeonato Brasileiro de Amadores 2011 com participação de 160 concorrentes na corrida pelo título nas alturas 1, 1,10, 1,20 e 1,30 metro nos percursos assinados pelo course designer top internacional Guilherme Nogueira Jorge.
A primeira disputa tem início às 9h00 com a categoria Amador B, a 1 metro, em que largam 38 candidatos ao título. Às 14h00, 51 concorrentes Amadores disputam a 1ª parcial a 1.20 metro. E, finalmente, às 16h30, 22 largam na categoria Amador Top. Na sexta-feira, 23, acontece a 1ª parcial da categoria Amador A, a 1.10 metro e já tem as finais por equipes das categorias Amador Top e Amador B.
"Ao todo estamos recebendo 160 conjuntos: em torno do mesmo número que em nosso Brasileiro de Amadores no ano de 2009. Porém temos uma representatividade maior de Estados com cavaleiros e amazonas vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, além dos nossos atletas de Brasília e ainda da Comissão Desportes do Exército", destaca o anfitrião Luiz Filipe Coelho, presidente da Federação Hípica de Brasília.
Flávia Mendonça com JCR Latina busca o bi na categoria Amador na mesma pista que lhe deu título em 2009; foto: Tupa Video / arquivo
Entre os candidatos ao título estão Flávia Mendonça, baiana que defende São Paulo e campeã da categoria Amador em 2009, o brasiliense Rodrigo Felix com Evita Friends, campeão Amador Top na edição em 2009.
Samba e Show Sertanejo embalam a festa
Tampouco faltam atrações extras. Já na terça e quarta-feira, 20 e 21/9, o juiz internacional Pedro Luiz Cordeiro, também membro do juri do campeonato, ministrou um curso avançado para juizes da Confederação Brasileira de Hipismo.
Após o warm up - treino facultativo dessa quarta-feira, os participantes foram recebidos com um coquetel de boas-vindas com música a cargo de Thales do Samba. Já na quinta, 22, um show sertanejo embala o happy hour, seguido por uma palestra de Guilherme Nogueira Jorge, um dos mais importantes armadores de percurso do Brasil e mundialmente.
Mas a programação social continua. Sexta e sábado os campeões por equipe já tem comemoração garantida na Hípica de Brasília com samba ao vivo. E, no domingo, 25, a festa de encerramento é ao som da batida sertaneja.
Com a fonte: FPH