Nesta quinta-feira, 22/9, foi dada a largada para um dos eventos internacionais mais esperados da temporada, o FEI World Breeding Jumping Championships for Young Horses ou Mundial de Cavalos Novos 2011. A competição para cavalos de 5, 6 e 7 anos vai até o domingo 25 nas pistas de um dos mais respeitados criatórios do mundo, o Haras Zangersheide, em Lanaken, na Bélgica.
Cavalos Novos 7 Anos
Os representantes brasileiros começaram bem no primeiro dia de competição. Na série 7 anos, Thiago Ribas da Costa com o garanhão Ultra Blue J, filho de Mister Blue, foi um dos 59 concorrentes que terminaram sem faltas a prova de duas fases a 1,40 metro de altura, 29s80, conquistando a 11ª colocação. Thiago também zerou o percurso com sua outra montaria, o oldenburg Entre Nous, ficando na 29ª posição entre os 206 conjuntos participantes, com o tempo de 31s33.
Felipe Juares de Lima e Charon Jmen (Clinton Jmen x Camila Jmen por Cassini I) perderam um ponto por excesso de tempo na primeira fase. Marlon Modolo Zanotelli cometeu apenas um derrube montando Madame Butterfly e terminou com 12 pontos com Everest. O vencedor da primeira prova dos 7 anos foi o conjunto da Irlanda Clement McMahon e Rosie Bee, 0 faltas, 26s83.
Cavalos Novos 6 Anos
A primeira qualificatória para os 6 anos teve 92 percursos zerados e foi vencida por Kaarlo Kovács da Hungria, que montou Keve, 0 pontos perdidos, 27s87.
O destaque brasileiro ficou por conta de Camila Mazza de Benedicto com o campeão mundial 5 anos 2010, Always There. O produto de Indoctro em Voltaire terminou a prova a 1,30 metro, duas fases, na 12ª posição, 0 faltas, 30s97.
Thiago, desta vez com Fakir d'Eversem, computou 5 pontos perdidos. Edison de Aguiar Coutinho e Radiator JMen II cometeram dois derrubes e Camila montando Chanel Z perderam com 9 pontos. Essa é a categoria mais concorrida com 265 participantes.
Cavalos Novos 5 Anos
A primeira prova dos cavalos de 5 anos foi sem cronômetro a 1,25 metro de altura. Noventa e seis dos 240 concorrentes zeraram o percurso dentro do tempo sagrando-se vencedores na largada da competição. Entre eles apareceu novamente Thiago Ribas com Gianni Van Heiste. Erik Kalevi Jordan e a égua Glória derrubaram apenas um obstáculo e continuam na disputa.
Outros três conjuntos verde amarelos terminaram a prova com 8 pontos perdidos: Luis Antonio Rodrigues Neves / Come On Up, Edison Coutinho / Lendario JMen II e Camila Benedicto / Cor de la Crown Z.
A competição prossegue sexta-feira, 23/9, com a segunda qualificatória. No sábado entram em pista os conjuntos que não se classificarem para a grande final que acontece no domingo, 25. Confira aqui os resultados completos.
Fonte: FPH