Ao final do dia nessa sexta-feira, 23, o Campeonato Brasileiro da categoria Amador Top, a 1.30 metro, fechou o páreo da 2ª parcial individual e final por equipes na Sociedade Hípica de Brasília que também recebeu as disputas da1ª parcial Amador A e a 2ª parcial e final por equipes da categoria Amador B com a 1º ouro para Brasília. O evento tem transmissão ao vivo da Horse Show Brasil.
Somente um conjunto garantiu pista nos percursos idênticos idealizados pelo course designer top internacional Guilherme Jorge. Sagrou-se vencedor da prova o brasiliense Gustavo Morão com Pepê Legal Tok.
Gustavo Mourão e seu Pepê Legal Tok em clique espetacular por Tim Maia
Outros quatro concorrentes com apenas 1 falta empataram em 2º lugar, entre eles, o mineiro Caio Malzone com QH Laron e o top brasiliense Rodrigo Lustosa Vieira com Cordel JMen que lideram a corrida pelo ouro indiviudal com 4 pontos perdidos (pp), seguidos de perto por Gustavo e seu Pepê Legal Tok, 5 pp.
Confirmando o domínio brasiliense no campeonato, na disputa por equipes, Brasília arrematou o segundo Ouro com o time formado por Gustavo com Pepê Legal Tok, Rodrigo Lustosa Vieira com Anouska van de Fruitkorp, Fernando Barbosa Teles com Montreal e o campeão brasileiro amador top de 2009 Rodrigo Felix apresentando Evita Friends totalizando 17 pp.
Rodrigo Mourão comemora o campeonato por equipes cuja cerimônia oficial de premiação acontece nesse sábado para as quatro categorias em jogo; foto: FPH / CM
O vice-campeonato foi para São Paulo com Eloy Vallles Prieto Jr com Kokoshka, Krizia Ayrosa Galvão com Cordelia JMen, Isabella Salles com Carlos H e o multipremiado amador top Richard Bilton com seu Cia Athletica Carbonel JMen, 24 pp.
Bronze coube ao time da Bahia: Jenner Augusto Kruschewesky com Campari Blue JL Sítio Chuin, Gonçalo Homem de Moura com Princesse Brinquedalle,Augusto Costa com Webster e Diana Mesquita Martins com seu Galant de Land, 27 pp.
O tradicional hasteamento das bandeiras na abertura oficial do evento
O anfitrião Luiz Filipe Coelho, presidente da Federação Hípica de Brasilia, e Consuelo Joffily, diretora do evento; foto: FPH/CM
Nesse sábado, 24, acontecem as final individual da categoria Amador B e as finais por equipes Amador A e Amador. A cerimônia de premiação das equipes para as quatro categorias também está programada para hoje.
Samba e Show Sertanejo embalam a festa
Nesse sábado, os campeões por equipe já tem comemoração garantida na Hípica de Brasília com samba ao vivo. E, no domingo, 25, a festa de encerramento é ao som da batida sertaneja.
Fonte: Carola May; fotos: Tim Maia e FPH / CM