Neste sábado, 24/9, as emoções tomaram conta do público e participantes do Mundial da Juventude, disputado no Centro Hípico e Haras MD, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul. E a razão foi a Copa das Nações, uma eletrizante disputa entre as equipes das 14 delegações que trouxeram seus jovens talentos para competir no Brasil.
Na categoria Children / Mirim a 1,20 metro de altura, a bandeira brasileira tremulou no lugar mais alto do pódio. João Victor Castro Aguiar Gomes de Lima apresentando Speed-Way Império Egípcio, Patsy Mourão Zurita com Singular Argus, Alberto Bento Sinimbu montando Quocrete do Baney e Maria Vitória David Ludwig com Fundesporte Solazzo Chantebled conquistaram para o Brasil a medalha de ouro, sem nenhum ponto perdido sequer.
Pódio da Copa das Nações Children: no alto, a juventude dourada do Brasil; foto: Evaldo Britto
A disputa foi tão acirrada nas duas passagens, que só terminou após um desempate. A equipe verde do Brasil disputou o ouro com a equipe 1 da Argentina formada por Emilia Grimaldi / MD Crioula, Victória Colombo / Mariel, Jerônimo Gimenez / Pretty Fleur e Lihuel Gonzalez / Wallas Z. Cada equipe fez 4 pontos, descontando os descartes, mas na somatória dos tempos a equipe brasileira foi mais veloz.
O Paraguai conquistou o bronze também após desempate com equipe amarela do Brasil, que terminou na 4ª colocação entre os 10 times participantes. Pré-juniores, Juniores e Young Riders também disputam hoje a Copa das Nações. Aguarde cobertura e resultados.
Foi dia de decisão também para os 26 atletas da categoria Children A / Pré-mirim - 1,10 metro. Após dois dias de provas a amazona de Brasília Samanta Tiveron sagrou-se campeã montando Upsakee pelo Brasil. A medalha de prata também ficou em território nacional: Rodrigo Jardim da Rosa, jovem talento catarinense, atual vice-campeão brasileiro da categoria e campeão brasileiro Mini-mirim em 2010, que apresentou SS Tijuca.
Na 3ª colocação duas amazonas da Guatemala terminaram empatadas: Nicole Castaneda Ralda com MD Galatto e Gloriana Judith Jacobs Morale saltando Tobias AZR.
O domingo, 25, último dia de competição, será decisivo para os ginetes das categorias Children, Pré-junior, Junior e Young Riders que disputam as medalhas individuais. Para conferir os resultados completos, clique aqui.
Fonte: FPH - Luciola Barbosa com info Jaques Hickmann / HickCom Assessoria de Comunicação e Imprensa