Nessa sexta-feira, 7/10, segundo dia do 1º Concurso de Salto Nacional Haras Manoel Leão, entre Ribeirão Preto e Brodowsky, terra de Candido Portinari, a vitória na principal disputa ficou com o cavaleiro da casa Guilherme Ciampi.
Em páreo acirrado,ao todo,nada menos que 24 concorrentes de um total de 70 garantiram pista limpa no percurso, a 1.35 metro, idealizado pela course-designer internacional Marina Azevedo. Montando ML Calvorado JMen, vencedor do mini GP no Classic Horse Show e nos 76 anos do Clube Hípico de Santo Amaro, Guilherme registrou a melhor marca: 49s40. ML Calvorado JMen, de 8 anos, é de propriedade do Haras Manoel Leão e do cavaleiro Rodrigo Sarmento.
Gui Ciampi e seu ML Calvorado JMen: campanha vitoriosa na temporada 2011; foto: Duílio / Tupa Vídeo - FPH
Logo atrás, em 49s69, o premiado conjunto Marcos Ribeiro dos Santos com Galant de la Lande obteve a 2ª colocação. Sempre competitivo, José Roberto Reynoso Fernandez Filh com Clavigo JMen emplacou em 3º lugar, 50s80.
Entre os cavaleiros da categoria Junior o melhor resultado coube a João Victor Lorenzini Furlani com Connonboy JMen, sem faltas, 56s09. Na categoria Young Rider, Marcel Vinícius Monteiro com VDL Winner Star chegou em 1º, pista limpa, 70s51.
Muita música, premiações especiais e transmissão ao vivo
Como em todos os seus eventos, a titular Isabel Leão e a equipe do Haras prepararam uma recepção especial para os atletas e familiares, regada a muita música ao vivo. A premiação também está especial. Além dos 160 mil reais em especiais, I Pads, máquinas fotográficas e celulares estão entre os prêmios para os cavaleiros e amazonas das séries 1 e 1,10 metro. Os tratadores dos cavalos campeões de 1 a 1,30 metro levam máquinas fotográficas e os do GP e Mini GP, ganham aparelhos de TV.
No sábado, 8/10, a partir das 19 horas, a Band Sports transmite ao vivo, o GP Dr. Manoel Leão, a 1.50 metro, com participação da nata do hipismo nacional como, entre outros, Felipe Juares de Lima, campeão do GP Indoor SHP 100 anos em 2/10, os cavaleiros top Vitor Alves Teixeira, José Roberto Reynoso Fernandez Filho, Sarmento, José Luiz Guimarães de Carvalho, Geraldo Gomes de Lemos, Flávio Grillo, entre muitos outros.
Já no domingo, 9/10, no encerramento do evento, a grande atração é o mini GP Jamef, a 1.35 metro, a partir das 14h30.
Trabalho Social
Paralelamente, o Haras continua seu trabalho social com a equoterapia, em parceria com as APAEs de Ribeirão Preto, Jardinópolis, Brodowski e Adevirp - Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e o Cantinho do Céu, que atende crianças carentes e adultos com necessidades especiais, também em Ribeirão. "A cada 300 reais conseguimos fazer um atendimento, sendo que o Haras entra com 50% do custo. Convidamos todos a nos ajudar nesse apadrinhamento por meio do nosso programa "adote um praticante", em que o padrinho entra com os outros 50%", explica a titular do Haras Manoel Leão.
A horta e a confeitaria comunitárias continuam a todo vapor e seus produtos podem ser apreciados durante os quatro dias de competição. Para os pequenos, a mini fazenda tem novidades: mini bezerros, búfalos, carneiros e cabras se juntaram às vaquinhas, pôneis, coelhos e jumentos, todos minis.
Fonte: Carola May; foto: Duílio / Tupa Video - FPH