A Sociedade Hípica Brasileira do Rio Janeiro festeja mais um ano de idade e quem ganha o presente são cavaleiros e amazonas de todo o país. Para comemorar, a partir desta quinta-feira, 17, até domingo, 20/11, o clube carioca promove um verdadeiro festival hípico durante o Concurso de Saltos Nacional (CSN) de Aniversário, com provas para todas as categorias, disputadas nas duas pistas simultâneamente.
Quase 400 conjuntos já confirmaram suas inscrições. Serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios em espécie, sem contar vales, troféus e escarapelas. E as provas vão desde a categoria Escola até o Grande Prêmio, em que estará em jogo o tradicional Troféu Perpétuo Roberto Marinho.
O top carioca Fábio Leivas é presença garantida nos 73 anos da Sociedade Hípica Brasileira no Rio; foto: Beatriz Cunha
Os melhores cavaleiros do Brasil entram na pista Roberto Marinho para disputar o Troféu Perpétuo, mas sobretudo, para tentar melhorar suas classificações no Ranking da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) de 2011, nesse que é penúltimo nacional da temporada.
Estão na frente os seguintes cavaleiros: Francisco José de Mesquita Musa, Yuri Mansur Guerios, Lourenço Vieira da Silva e Vitor Alves Teixeira. Como o primeiro está competindo na Europa, a briga está mesmo entre Yuri, Lourenço e Vitor que saltam no Rio. Já no Ranking de Entradas, o líder é André Miranda, que também foi o cavaleiro que mais obteve vitórias em Grande Prêmios este ano. E, para garantir sua posição, André trouxe ao Rio suas principais montarias: Blaton e Chardon Jmen.
Mas há outros concorrentes importantes com condições de brigarem pelos primeiros lugares do ranking e pelo prêmio da prova, como Luiz Francisco de Azevedo, Fabio Leivas da Costa, Felipe Juares, Artemus de Almeida, José Roberto Reynoso Fernandez, Fábio Sarti e Cesar Almeida, reserva da equipe brasileira medalha de bronze no Pan de Guadalajara, entre outros. Uma prova que também deve ser muito disputada é o Mini GP, com premiação recorde este ano.
Festa fora das pistas
Além dos tradicionais receptividade e calor humano carioca, para comemorar o aniversário o clube preparou uma super balada, com direito a bolo com velas e tudo, na sexta-feira. Festa, aberto a sócios, cavaleiros e convidados, terá um show de flash back multimídia por Fernando Versiani, com apresentações ao vivo das melhores bandas dos anos 60, 70 e 80 e, para ajudar a sacudir o esqueleto, uma especial degustação de caipirinhas.
Todas as provas são abertas ao público e com entrada franca. O GP Embratel terá transmissão ao vivo pelo Sportv, domingo, a partir das 15h30.
Com a fonte: CPC Comunicação - Christiane Paiva Chaves