Foi um final de semana espetacular para Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho. Coroando sua terceira vitória no final de semana no Nacional de Salto nos 73 anos da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio, na tarde desse domingo, 20/11, Chiquinho levou Fape Special à vitória no GP Embratel - Troféu Roberto Marinho. A disputa teve transmissão ao vivo pelo Sportv.
Luiz Francisco de Azevedo vence sua terceira prova no Nacional de Saltos do Aniversário da Hípica e realiza o sonho de inscrever seu nome no Troféu Roberto Marinho; foto: Beatriz Cunha
Dos 41 concorrentes, os 14 melhores habilitaram-se para a 2ª e decisiva volta no GP Embratel, a 1.45 metro, idealizado por Hélio Pessoa. “Como a chamada não era muito alta, 1.45 metro, eu tive que caprichar em outras dificuldades”, explicou Helio. "Consegui. Apenas seis conjuntos passaram para a segunda volta completamente zerados. Belo GP."
Chiquinho e Fape Special sagraram-se campeões com duplo zero falta e o tempo de 47s81 na 2ª volta. Essa foi a terceira vitória do jovem top carioca com o 1º posto a 1.45 metro na sexta-feira e a vitória no mini GP Guaraná Antarctica no sábado.
Mas a tarde também foi muito especial para Gabriela Placco Del Alva e sua Princess Emily do Buona Fortuna que vêm de campanha vitoriosa na temporada e sagrou-se vice-campeã com duplo zero em 48s15. Fechando o trio dos conjuntos que fecharam com dois percursos limpos e fazendo jus a tradição da família Azevedo, Felipinho, orgulhoso pai do campeão, emplacou na 3ª colocação com Fape Poderosa Multissalto, 56s32.
Gabriela Placco e Princess Emily do Buona Fortuna, conjunto vencedor do GP Polana 2011 entre outras conquistas, garantiu um belo vice-campeonato: foto: Beatriz Cunha
Vitórias em familia e um sonho realizado
Para o tordilho Fape Special esse foi o bicampeonato, uma vez que no ano passado venceu com seu irmão Luiz Felipe de Azevedo Filho. Já para o clã Azevedo, essa ainda foi a terceira assinatura no troféu perpétuo Roberto Marinho, uma vez que Luis Felipe de Azevedo, o Felipinho, pai dos campeões de 2010 e 2011, triunfou em 1995.
João Roberto Marinho, cavaleiro amador e vice-presidente da organizações Globo, premiou Luiz Francisco de Azevedo, campeão do GP Troféu Roberto Marinho 2011
“Desde 1995 quando meu pai venceu este GP e colocou no nome naquela plaquinha do troféu que eu sonho em escrever o meu nome ali também”, revelou Chiquinho, que além de realizar o sonho, dedicou a vitória ao irmão, Felipe Filho, que veio da Europa na semana passada onde mora para ajudá-lo com Special. No domingo passado, em 13/11, Chiquinho e Fape Special ficaram em 2º lugar no GP da Copa do Mundo. “É o melhor cavalo que eu já montei na minha vida. E olha que eu montei bons cavalos. Se eu tivesse que destacar uma entre suas inúmeras qualidades seria o brio", declarou o campeão, integrante da nata jovem do hipismo brasileiro.
Chiquinho e Special em uma tarde perfeita
Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação o carioca Thiago Mattos com Rocco do Santo Antonio que computou um ponto perdido na primeira volta e fechou em 55s48, seguido por Rafael Ribeiro com Rhea Climber e André Miranda com Dyday, ambos com uma falta, em 47s72 e 48s68, ambos por São Paulo.
O evento distribuiu R$ 50 mil em prêmios e o campeão, Luiz Francisco de Azevedo foi o 24º cavaleiro a colocar seu nome no Troféu Perpétuo Roberto Marinho, instituído em 1988, quando a Hípica completou 50 anos. O primero cavaleiro a ter a honra de inscrever o nome no prêmio foi o jovem carioca Fabio Leivas da Costa, então com 20 anos.
Aguarde galeria de fotos e cobertura das séries 1 a 1.30 metro.
Carola May com a fonte: CPC Comunicação -Christiane Paiva Chaves; fotos: Beatriz Cunha